Oliveira, Nádia R. L. de.2024-07-262024-07-262021-11Oliveira, Nádia R. L. de. Uma biblioteca em cada escola: bibliotecários como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino Médio. 2021. 31 p. Artigo científico (Anais Seminários FESPSP) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo.https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/261Investiga a possibilidade de atuação de bacharéis em Biblioteconomia como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino Médio que vise à implantação de bibliotecas em escolas. Para isso, as matrizes curriculares dos quatro cursos de Biblioteconomia oferecidos na cidade de São Paulo (pelas instituições FESPSP, USP, UNIFAI – presenciais – e CEUCLAR – a distância) foram comparadas com o organizador curricular do itinerário formativo de formação técnica e profissional do novo currículo paulista para o Ensino Médio. Nesta comparação, verificou-se que todas as disciplinas dos cursos têm relação com ao menos um dos quatro eixos estruturantes do itinerário técnico. Essa relação aponta que os bacharéis formados na cidade têm as competências necessárias para conduzir um itinerário técnico em escolas de Ensino Médio. Em seguida, para verificar o total de escolas que atendem ao segmento e poderiam ofertar um itinerário formativo desse tipo, foi realizado um mapeamento das bibliotecas escolares nas instituições de Ensino Médio do município, por meio de análise documental do Censo Escolar 2019. Após tratamento estatístico, os dados revelaram que pouco mais de um terço das escolas de Ensino Médio do município conta com bibliotecas escolares. O cruzamento dos dados sobre as bibliotecas escolares com as regiões, prefeituras regionais e distritos da capital paulista revelou uma concentração das unidades informacionais na rede privada e nas regiões central e Oeste da cidade, o que denota maior necessidade de implantação de bibliotecas nas escolas públicas das zonas Norte, Leste e Sul da capital. Assim, conclui-se que em cerca de dois terços das escolas de Ensino Médio de São Paulo (SP) bibliotecários poderiam aplicar um itinerário formativo de implantação de bibliotecas.Acesso AbertoNovo Ensino Médioitinerário formativobibliotecas escolarescompetências dos bacharéis em BiblioteconomiaSão Paulo – SPUma biblioteca em cada escola: bibliotecários como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino MédioArtigo