Valls, Valéria MartinSantiago, Derick CasagrandeRodrigues, Wellington Ferreira2023-07-072023-07-072020-12-23https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/135Apresenta a experiência do curso de graduação de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP na implantação e utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido na plataforma moodle, que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do estudante em novas tecnologias da informação e comunicação. O relato destaca o histórico de utilização do AVA no curso desde 2011, enfatizando sua intensificação a partir de março de 2020 durante o período do ensino remoto emergencial, detalhando as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas, incluindo os recursos utilizados nas aulas pelos docentes e um panorama das atividades realizadas. As considerações finais do relato reafirmaram que toda a experiência adquirida e intensificada ampliou as competências dos envolvidos (docentes e discentes) no uso de recursos tecnológicos para a mediação do aprendizado, sem perder de vista a relação humana.Ambiente Virtual de AprendizagemEnsino de BiblioteconomiaEnsino remotoGraduação em BiblioteconomiaAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a experiência da FABCI/FESPSPArtigo de Periódico