Scapechi, WandersonSantos, Angelita Garcia dos2024-12-022024-12-022023-12-04SANTOS, Angelita Garcia dos. Praticando interseccionalidades: estratégias para mobilização e atendimento de pessoas negras com deficiência em bibliotecas públicas. Orientador: Wanderson Scapechi. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/182A inclusão de pessoas com deficiência nas ações de livro, leitura, literatura e bibliotecas tem sido destacada em várias áreas da Biblioteconomia e a Ciência da Informação. O mesmo acontece com a população negra que tem sido contemplada com um aumento de autorias, narrativas, performances literárias, grupos de pesquisas e de mobilização, sob a pauta intitulada relações étnico-raciais. Considerando a diversidade da composição populacional, fato que já tem sido amplamente divulgado e promovido pesquisas e ações práticas nas bibliotecas públicas, o olhar para outras perspectivas que compõem as identidades ainda é um desafio para os profissionais dessas instituições. Somente a partir de uma abordagem interseccional é possível o desenvolvimento de ações que acolham pessoas negras com deficiência, público mais vulnerável sob o ponto de vista de acesso à direitos básicos para uma vida digna. Visando uma melhor compreensão de como a interseccionalidade pode ser um aporte teórico e metodológico na inclusão desse público, a pesquisa, a partir de referenciais teóricos nacionais e interacionais se propõe a uma análise documental e a elaboração de um modelo de formação continuada para bibliotecários de bibliotecas públicas e suas equipes para um atendimento inclusivo, acessível e antirracista.Acesso Abertointerseccionalidaderacismocapacitismobibliotecas públicasformação continuadaoficina temáticaPraticando interseccionalidades: estratégias para mobilização e atendimento de pessoas negras com deficiência em bibliotecas públicasTrabalho de Conclusão de Curso