Franco, Angela Halen ClaroFarão, Camila2024-12-062024-12-062023FARÃO, Camila. Entre filtros e bolhas: a experiência informacional na rede. Orientadora: Angela Halen Claro Franco. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/197O ciberespaço proporciona oportunidades e desafios para a troca de informações, ao mesmo tempo em que gera um enorme volume de dados e informações que precisam ser filtrados, resulta disto o fenômeno filtro - bolha, onde as informações compartilhadas são limitadas às crenças e visões de mundo de forma pessoal, comprometendo a diversidade e perspectivas informacionais. O fenômeno filtro-bolha também modula o comportamento das pessoas, além de rastrear e exercer a vigilância sobre as pessoas conectadas na rede. A modulação do comportamento pode ser uma espécie de censura que afeta a diversidade informacional no ciberespaço e limita a experiência informacional. Através da delimitação dos estudos algorítmicos na Ciência da Informação, busca compreender as implicações do fenômeno filtro-bolha, tanto na Web, quanto no mundo físico. O método histórico foi usado como uma forma de trazer a ideia de mutabilidade nas reflexões sobre as tecnologias da informação e comunicação e a sociedade. Com isso, foi feito um resgate da origem da filtragem algorítmica, passando pela sobre carga informacional, a evolução das máquinas e ideias acerca da Internet e Web e a caracterização do filtro-bolha para a compreensão de sua potencialidade em influenciar ações. A partir da pesquisa exploratória e a análise qualitativa de dados bibliográficos, o estudo busca ampliar o conhecimento sobre a informação processada por algoritmos e seu impacto na experiência informacional.Acesso Abertosobrecarga informacionalredesfiltro bolhaalgoritmosvigilânciaEntre filtros e bolhas: a experiência informacional na redeTrabalho de Conclusão de Curso