Almeida, Rodrigo Estramanho deNurchis, Giovana Bianchi2023-05-312023-05-312021https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/115Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do processo de construção da realidade a partir da articulação entre conceitos das Relações Públicas, da Sociologia e da Psicanálise. Para isso, foram analisadas duas campanhas desenvolvidas por grandes empresas - Nestlé e Lucky Strike - que tiveram êxito em promover mudanças de comportamento em seus públicos-alvo a partir do engendramento de desejos. Com isso, identificou-se que é possível criar conexões profundas com os sujeitos a fim de influenciar comportamentos e modos de pensar. Por fim, o artigo propõe uma reflexão a respeito de como tais estratégias poderiam ser utilizadas de maneira justa e ética para promover causas sociais por meio da Comunicação de Causas.relações públicasSociologiaPsicanáliserealidadedesejopulsãocausas sociaiscomunicação de causasDo Leite Moça ao cigarro: a sedutora indústria de produção de desejosTrabalho de Conclusão de Curso