As estratégias das transnacionais no espaço brasileiro: um estudo de caso da empresa Pirelli

Data

2021-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Em um mundo globalizado as transnacionais desenvolvem estratégias de expansão no espaço a fim de buscar melhores oportunidades para atender às suas demandas, ampliando tanto a dispersão de suas filiais pelo globo, em especial nos países em desenvolvimento, quanto ao acúmulo de capital. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de expansão da empresa Pirelli no território brasileiro. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado consultas e pesquisas no site oficial da empresa Pirelli no Brasil, levantamentos bibliográficos e fichamentos. O artigo foi resultado, também, das discussões feitas durante as aulas de Geografia Econômica II, na UEFS, em 2016. Para o trabalho foi fundamental o embasamento teórico conceitual, balizado pelos teóricos: Andrade (1998); Arruda, Rossi e Rennó (2012); Bedin (2001); e Pirelli (2009, 2010 e 2011); Trindade (2009); e dentre outros. O nosso propósito neste artigo foi enfatizar as formas de atuação e as estratégias de expansão realizada pela Transnacional Pirelli no território brasileiro, bem como suas características, influências e contribuições. Entretanto as transnacionais criaram e se apropriaram das mais diversas redes em que constitui a base para o sistema produtivo, a economia funcionar, como também da própria organização da sociedade.


Palavras-chave

Descrição

Citação

Sousa, Enilson Silva. As estratégias das transnacionais no espaço brasileiro: um estudo de caso da empresa Pirelli. 2021. 20 p. Artigo científico (Anais Seminários FESPSP) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo.

Desenvolvido por

Logo Acervos Digitais