XI Seminário de Pesquisa (2022)
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A 11ª edição do Seminário de Pesquisa aconteceu entre os dias 7 a 11 de novembro de 2022, de maneira híbrida. O tema em discussão foi "200 Anos de Independência: reflexões", uma forma de refletir sobre os fatos que marcaram a construção do nosso país e seu desenvolvimento, além de abordar os processos de independência e seu significado em um mundo globalizado.
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Navegando XI Seminário de Pesquisa (2022) por Autor "FESPSP"
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Item A indústria da tecnologia da informação e seus danos à organização do desejo individual(2022) Vitor, Luiza Tenan; FESPSPA liberação jurídica para realização de pré-campanha fez com que partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate sobre diferentes temas e a construção de uma malha comunicacional nos sites de mídias sociais com foco nas eleições. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o uso desses sites por pré-candidatos em pequenos municípios paulistas, a fim de verificar a rede mais usada, indícios de marketing político e de elementos construtivos de identidade e para gerar interação com o público online, como indica a literatura. O material coletado entre janeiro e agosto de 2020 aponta a existência de uma estratégia de marketing político capaz de gerar interação e construção de público no Facebook, ou seja, as estruturas partidárias se mobilizam em pequenas cidades para atribuir e criar a identidade dos candidatos, agregar valor e validar a candidatura ao poder executivo municipal também por meio de sites de mídias sociais.Item A ordem do discurso bolsonarista: Intersecções entre normatividade de gênero, misoginia e o incentivo ao contágio no período da pandemia de Covid-19(2022) Faria, Mário Henrique Carvalho Renó; Kalil, Isabela; FESPSPNo ano de 2020, o mundo foi acometido por uma pandemia global de Covid-19. O presente trabalho buscou analisar a ordem do discurso de Jair Messias Bolsonaro, assim como campanhas vinculadas ao seu governo, a fim de propor intersecções entre as teses de incentivo ao contágio da população sob um viés de retomada econômica e elementos vinculados masculinidade hegemônica. Foram criadas tipologias discursivas, que caracterizam momentos distintos de enunciação do Presidente. A primeira corresponde a uma negação da dimensão da doença; a segunda, uma caracterização de que, mesmo com a população acometido, as consequências para a saúde individual não seriam graves; e, por último, admitida gravidade dos efeitos, perdas seriam necessárias para que a economia não seja comprometida. Os discursos foram analisados através da busca dos sujeitos universais da enunciação do Presidente, que remontam suas perspectivas normativas de gênero, assim como sua ojeriza a representações desviantes. Pôde-se notar que a ordem discursiva do Presidente, bem como suas medidas jurídicas, foram pontos fundamentais para a construção narrativa do contágio da população. Esta tese foge do senso comum: de que o contágio se deu por meio de uma insuficiência administrativa, e, sim, tratou-se de um conjunto de medidas deliberadas.Item Algoritmos e emoções na desinformação no TikTok durante as eleições presidenciais brasileiras de 2022(2022) Loureiro, Eliana Regina Lopes; Desenzi, Thiago Henrique; FESPSPO artigo procurou responder se o algoritmo do TikTok favoreceu a disseminação de desinformação pelos candidatos a presidente nas eleições de 2022. Como hipóteses, estabeleceu-se que houve maior utilização do TikTok pelos presidenciáveis, em detrimento das outras plataformas; e que os conteúdos com maior engajamento apelaram à desinformação (fake news). Para tanto, utilizou-se a ferramenta Fanpage Karma e foi feita uma coleta do 1º turno presidencial dos cinco candidatos que estavam à frente das pesquisas. É possível que o algoritmo do TikTok tenha influenciado a propagação de desinformação, pois em comparação ao Instagram, a rede tinha uma taxa de engajamento superior e foi onde os candidatos tiveram um maior crescimento de seguidores. Quanto às emoções, os conteúdos com desinformação eram de Bolsonaro, o candidato com maior número de reações às suas postagens.Item Bibliotecas Puc-Rio: práticas da gestão do conhecimento em tempos de pandemia(2022) Moreira, Paloma Rodrigues; Barradas, Jaqueline Santos; FESPSPAnalisa o Serviço de Referência da Divisão de Bibliotecas e Documentação PUC-Rio e as práticas da gestão do conhecimento utilizadas durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada; no que se refere aos objetivos, caracteriza-se como exploratório-descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, em pesquisa bibliográfica e documental. Algumas práticas de Gestão do Conhecimento são observadas: café do conhecimento, treinamento, boas práticas, brainstorm e fóruns de discussão. A pesquisa em andamento aponta que as bibliotecas repensaram os serviços e recursos de forma rápida para atender a comunidade e os usuários remotamente, oferecendo treinamentos on-line e disponibilizando o Portal da Quarentena com informações importantes para aquele momento.Item Breves apontamentos sobre a condução do 1º plano municipal de segurança alimentar e nutricional(2022) Gomes, Daniel Perez; Mott, Veridiana; Hotimsky, Sonia Nussenzweig; FESPSPAnte o retorno do Brasil ao Mapa da Fome, tem-se como ponto de partida a problemática da fome e busca-se apresentar um breve histórico das políticas de segurança alimentar no Brasil a nível federal. Parte-se, então, para a descrição da política de segurança alimentar do município de São Paulo, observando seus desdobramentos e seu 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), aprovado no final da gestão Haddad e implementado no período 2016-2020, durante a gestão João Doria/Bruno Covas. Analisa-se as atas da CAISAN e da COMUSAN, percebendo o funcionamento da intersetorialidade e a proposta de atuação integrada entre esses órgãos. Conclui-se que não houve monitoramento em relação aoprocesso de implementação do 1º PLAMSAN e, com o fim de sua vigência, no final de 2020, as políticas de segurança alimentar da cidade aparentam ter um caráter mais assistencialista e menos transversal, como inicialmente.Item Como os marcadores sociais da diferença podem nos ajudar a elucidar o sofrimento psíquico universitário?: uma análise interseccional do sofrimento psíquico na FFLCH-USP(2022) Piva, Felipe Paes; Parreiras, Carolina; FESPSPEste paper tem como objetivo geral entender as múltiplas dimensões das questões relacionadas à saúde mental de alunos de graduação e pós-graduação na FFLCH-USP. Procura-se entender o caráter relacional entre o sofrimento psíquico e o suicídio, as condições estruturais de iniquidade e as formas complexas como os marcadores sociais da diferença se apresentam nesta faculdade pública. Visa-se entender como as dimensões individuais, socioestruturais, coletivas e institucionais se relacionam quando procuramos entender como as narrativas de sofrimento são geradas, o que as mantém e quais são as possibilidades de lidar com essa temática dentro da Universidade.Item Implementação dos itinerários formativos do novo ensino médio: percepção dos estudantes e estratificação social na educação(2022) Carvalho, Lucas Henrique Pardini de; FESPSPEm 2018 foi feita a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo ensino médio e com ela a necessidade das redes estaduais, municipais e particulares de adaptarem o currículo em relação ao documento aprovado. Na rede estadual de ensino de São Paulo o currículo do novo ensino médio foi homologado em 2020 com o início de implementação em 2021. O presente artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa feita para compreender como os estudantes que estão cursando os itinerário formativos, em uma escola da região do parque São Lucas, na zona leste da cidade de São Paulo, estão percebendo essa implementação. A pesquisa também busca comparar as respostas dos estudantes com o discurso oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em relação à necessidade de implementar o novo ensino médio.Item O poder e a peste: os discursos presidenciais sobre a Covid-19(2022) Souza, Flávio Vinícius Soares de; FESPSPEm março e abril de 2020, a Covid-19 começava a se espalhar pelo Brasil, apresentando-se como uma enfermidade nova para a qual não havia remédio nem vacina, e forçando os governos do mundo a adotarem políticas públicas para evitar a disseminação viral. No Brasil, governadores e prefeitos tiveram de levar adiante tais medidas, enquanto o presidente da república se opunha, utilizando-se, para tanto, de pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e televisão. Neste texto, analiso os pronunciamentos presidenciais de março e abril de 2020, utilizando a análise do discurso cartográfica proposta por Rettich (2020), e encontrando uma intensa luta por poder no momento em que o país passava por uma das piores crises de saúde já registradas.Item Os reports na academia de ensino de uma escola de negócios: um estudo de caso sobre a comunicação organizacional(2022) Rocha, Camilla Rodrigues Netto da Costa; Mola, Iara Cristina de Fátima; Motta, Rodrigo Guimarães; FESPSPA comunicação organizacional desponta desempenhando um papel relevante, seja ela de caráter mercadológico (marketing), institucional (relações públicas) ou administrativo (interna). Como objeto empírico desta pesquisa elegeu-se a atividade extensionista de reports, materializada nestas três publicações: o Annual Report (Anuário), referente às atividades do ano de 2021; o Quartely Report 1, referente às atividades de janeiro, fevereiro e março de 2022; e o Quartely Report 2, cobrindo os meses de abril, maio e junho desse mesmo ano. O objetivo central deste estudo consiste em compreender de que maneira os reports podem contribuir para que uma Escola de Negócios adote uma comunicação capaz de lhe facultar uma entrega cada vez mais alinhada com as demandas atuais – tanto as das empresas quanto as da própria sociedade.Item Pré-campanha eleitoral no Facebook: ações de candidatos a prefeito em pequenos municípios paulistas(2022) Damasceno, Marcelo Simões; FESPSPA liberação jurídica para realização de pré-campanha fez com que partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate sobre diferentes temas e a construção de uma malha comunicacional nos sites de mídias sociais com foco nas eleições. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o uso desses sites por pré-candidatos em pequenos municípios paulistas, a fim de verificar a rede mais usada, indícios de marketing político e de elementos construtivos de identidade e para gerar interação com o público online, como indica a literatura. O material coletado entre janeiro e agosto de 2020 aponta a existência de uma estratégia de marketing político capaz de gerar interação e construção de público no Facebook, ou seja, as estruturas partidárias se mobilizam em pequenas cidades para atribuir e criar a identidade dos candidatos, agregar valor e validar a candidatura ao poder executivo municipal também por meio de sites de mídias sociais.Item Representação da informação e a representatividade das identidades: reflexões para uma biblioteconomia para todes(2022) Santos, Angelita Garcia dos; FESPSPItem Representação e preservação da identidade cultural da diáspora Palestina no Brasil(2022) Alzoubi, Ahmad; FESPSPEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação da diáspora palestina no Brasil, enquanto movimento de ligação, por meio de entidades como a Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) e iniciativas posteriores das comunidades formadas pela imigração palestina no país com a Palestina hoje, seja pela preservação dos hábitos familiares e comunitários, seja na defesa da resistência palestina contra a ocupação de suas terras pelo Estado Israel. A presença de origem palestina na vida brasileira foi capaz de introduzir a solidariedade com o povo palestino em movimentos mais amplos e subsidiar ações do mundo político e institucional, desde o poder central até algumas unidades da federação, como São Paulo e Rio Grande do Sul, a despeito das diferenças de visão sobre a solução para a causa palestina, após os Acordos de Oslo. Como metodologia, nos apropriamos da revisão de literatura relacionada à presença na mídia de atividades dessas organizações no Brasil e nas entrevistas com palestinos e descendentes de imigrantes que chegaram ao Brasil a partir dos eventos da Nakba de 1948.Item Transcender: além dos limites do gênero masculino e feminino no mercado de trabalho(2022) Bianco, Adrianne Dantas de Almeida; Siqueira, Douglas Murilo; FESPSPAtualmente a população brasileira é representada por 1,9% de pessoas transgênero (“trans”) e, dentre elas, 90% recorrem ao mercado da prostituição (MCKINSE, 2020). O emprego formal para este público ainda é um sonho que parece distante mediante o preconceito que ocorre no mundo corporativo. Diante deste cenário, esta investigação busca, por meio uma pesquisa exploratória com base em dados secundários, identificar o cenário profissional desta “minoria” e, tendo como base as informações coletadas, apresentar uma proposta que possa ajudar a inserir este público, buscando assim maior equidade. Como resultado, o projeto de pesquisa apresenta a proposta da construção de uma organização que busque mitigar este preconceito no mundo corporativo.