Navegando por Autor "Rodrigues, Wellington Ferreira"
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Item Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a experiência da FABCI/FESPSP(2020-12-23) Valls, Valéria Martin; Santiago, Derick Casagrande; Rodrigues, Wellington FerreiraApresenta a experiência do curso de graduação de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP na implantação e utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido na plataforma moodle, que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do estudante em novas tecnologias da informação e comunicação. O relato destaca o histórico de utilização do AVA no curso desde 2011, enfatizando sua intensificação a partir de março de 2020 durante o período do ensino remoto emergencial, detalhando as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas, incluindo os recursos utilizados nas aulas pelos docentes e um panorama das atividades realizadas. As considerações finais do relato reafirmaram que toda a experiência adquirida e intensificada ampliou as competências dos envolvidos (docentes e discentes) no uso de recursos tecnológicos para a mediação do aprendizado, sem perder de vista a relação humana.Item A preservação digital em acervos de jogos eletrônicos no Internet Archive(2022) Oliveira, Rafael Santana Bronse de; Rodrigues, Wellington FerreiraVersa sobre a preservação digital em acervos de jogos eletrônicos por intermédio de projetos de emulação para computadores e para fliperamas no Internet Archive. Evidencia-se pela literatura, que os jogos eletrônicos podem ser identificados como documentos arquivísticos digitais, estão atualmente presentes no ciberespaço, são suscetíveis às ameaças do ambiente digital e, por isso, são mídias que necessitam ser protegidas. Pretende-se avaliar de que maneira os esforços vigentes dirigidos à preservação de videogames na rede podem favorecer as demais iniciativas no sentido de conter os impactos ocasionados pela obsolescência tecnológica nos arquivos de jogos e na perda do conteúdo informacional, resguardando o seu registro histórico-cultural aos usuários. Para esse fim, foram consultadas fontes eletrônicas e bibliográficas, para a devida conceituação e para refletir a respeito do caráter arquivístico dos jogos, demonstrando a relevância desses projetos para a preservação digital dos videogames. O método empregado foi um estudo de caso de natureza básica, com finalidades exploratórias e descritivas, utilizando uma abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada com um roteiro para conduzir o diálogo com três profissionais de perfil pesquisador/técnico para obtenção dos dados. Descobriu-se que os projetos analisados contribuem para a manutenção das coleções históricas de títulos antigos, mas foram detectadas irregularidades no desempenho de alguns jogos. Portanto, infere-se que esses esforços necessitam aplicar medidas preventivas, estruturar procedimentos, estabelecer parcerias e agregar pessoal especializado para prosseguirem concedendo acessibilidade e salvaguardando a memória desses acervos à comunidade de jogadores na rede.