Navegando por Assunto "Educação"
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Item A ruptura da sexualidade masculina em uma educação emancipatória(2021-11) Catalano, Danilo Espindola; Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais; Membro associado do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura (CLAEC)O presente artigo explicará a relação que se estabelece entre a sexualidade masculina e uma forma de educação emancipatória que, com base principalmente em Paulo Freire e Theodor Adorno, busque estabelecer uma relação entre a educação e a sexualidade do ser masculino, permeando seu corpo e as formas “proibidas” que se impõem ao homem, ditando regras para a sua sexualidade, no que ele pode ou não realizar, não deixando de lado a questão da objetificação feminina e sua relação direta para com as regras que se estabelecem para que haja uma ordem social, que indique o que o masculino deve ou não fazer diante de sua sexualidade.Item Implementação dos itinerários formativos do novo ensino médio: percepção dos estudantes e estratificação social na educação(2022) Carvalho, Lucas Henrique Pardini de; FESPSPEm 2018 foi feita a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo ensino médio e com ela a necessidade das redes estaduais, municipais e particulares de adaptarem o currículo em relação ao documento aprovado. Na rede estadual de ensino de São Paulo o currículo do novo ensino médio foi homologado em 2020 com o início de implementação em 2021. O presente artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa feita para compreender como os estudantes que estão cursando os itinerário formativos, em uma escola da região do parque São Lucas, na zona leste da cidade de São Paulo, estão percebendo essa implementação. A pesquisa também busca comparar as respostas dos estudantes com o discurso oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em relação à necessidade de implementar o novo ensino médio.