Navegando por Assunto "Facebook"
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Item Fake news e as redes sociais online: disseminação de notícias falsas na internet(2022) Barbosa, Heloisa Lopes; Franco, Angela Halen ClaroConsiderando a necessidade de entender o porquê das redes sociais serem ambientes propício para a disseminação de fake news, objetiva-se a exposição do significado de desordem informacional (desinformação, informação incorreta e má informação) e fake news, a identificação das características das duas redes sociais mais acessada no Brasil (Facebook e YouTube), assim como mapear os recursos que fortalecem a disseminação de fake news nas redes sociais online. Para tanto procede se por pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Observamos que diversos mecanismos das redes sociais online oferecem facilidades para que as fake news sejam espalhadas no ambiente online. As interações nas redes sociais alimentam os algoritmos de inteligência artificial, para que dessa forma as páginas das redes sociais adquiram a personalização conforme o comportamento do usuário e o mantenha dentro de uma bolha de informações que são de seu interesse, o impossibilitando de consumir conteúdos que são contrários a sua ideia. Através disso podemos concluir que as redes sociais possuem mecanismos que facilitam a circulação de fake news nas redes sociais.Item Pré-campanha eleitoral no Facebook: ações de candidatos a prefeito em pequenos municípios paulistas(2022) Damasceno, Marcelo Simões; FESPSPA liberação jurídica para realização de pré-campanha fez com que partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate sobre diferentes temas e a construção de uma malha comunicacional nos sites de mídias sociais com foco nas eleições. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o uso desses sites por pré-candidatos em pequenos municípios paulistas, a fim de verificar a rede mais usada, indícios de marketing político e de elementos construtivos de identidade e para gerar interação com o público online, como indica a literatura. O material coletado entre janeiro e agosto de 2020 aponta a existência de uma estratégia de marketing político capaz de gerar interação e construção de público no Facebook, ou seja, as estruturas partidárias se mobilizam em pequenas cidades para atribuir e criar a identidade dos candidatos, agregar valor e validar a candidatura ao poder executivo municipal também por meio de sites de mídias sociais.