Navegando por Assunto "Novo Ensino Médio"
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Item Implementação dos itinerários formativos do novo ensino médio: percepção dos estudantes e estratificação social na educação(2022) Carvalho, Lucas Henrique Pardini de; FESPSPEm 2018 foi feita a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo ensino médio e com ela a necessidade das redes estaduais, municipais e particulares de adaptarem o currículo em relação ao documento aprovado. Na rede estadual de ensino de São Paulo o currículo do novo ensino médio foi homologado em 2020 com o início de implementação em 2021. O presente artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa feita para compreender como os estudantes que estão cursando os itinerário formativos, em uma escola da região do parque São Lucas, na zona leste da cidade de São Paulo, estão percebendo essa implementação. A pesquisa também busca comparar as respostas dos estudantes com o discurso oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em relação à necessidade de implementar o novo ensino médio.Item Uma biblioteca em cada escola: bibliotecários como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino Médio(2021-11) Oliveira, Nádia R. L. de.; FESPSPInvestiga a possibilidade de atuação de bacharéis em Biblioteconomia como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino Médio que vise à implantação de bibliotecas em escolas. Para isso, as matrizes curriculares dos quatro cursos de Biblioteconomia oferecidos na cidade de São Paulo (pelas instituições FESPSP, USP, UNIFAI – presenciais – e CEUCLAR – a distância) foram comparadas com o organizador curricular do itinerário formativo de formação técnica e profissional do novo currículo paulista para o Ensino Médio. Nesta comparação, verificou-se que todas as disciplinas dos cursos têm relação com ao menos um dos quatro eixos estruturantes do itinerário técnico. Essa relação aponta que os bacharéis formados na cidade têm as competências necessárias para conduzir um itinerário técnico em escolas de Ensino Médio. Em seguida, para verificar o total de escolas que atendem ao segmento e poderiam ofertar um itinerário formativo desse tipo, foi realizado um mapeamento das bibliotecas escolares nas instituições de Ensino Médio do município, por meio de análise documental do Censo Escolar 2019. Após tratamento estatístico, os dados revelaram que pouco mais de um terço das escolas de Ensino Médio do município conta com bibliotecas escolares. O cruzamento dos dados sobre as bibliotecas escolares com as regiões, prefeituras regionais e distritos da capital paulista revelou uma concentração das unidades informacionais na rede privada e nas regiões central e Oeste da cidade, o que denota maior necessidade de implantação de bibliotecas nas escolas públicas das zonas Norte, Leste e Sul da capital. Assim, conclui-se que em cerca de dois terços das escolas de Ensino Médio de São Paulo (SP) bibliotecários poderiam aplicar um itinerário formativo de implantação de bibliotecas.