Navegando por Assunto "YouTube"
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Item Fake news e as redes sociais online: disseminação de notícias falsas na internet(2022) Barbosa, Heloisa Lopes; Franco, Angela Halen ClaroConsiderando a necessidade de entender o porquê das redes sociais serem ambientes propício para a disseminação de fake news, objetiva-se a exposição do significado de desordem informacional (desinformação, informação incorreta e má informação) e fake news, a identificação das características das duas redes sociais mais acessada no Brasil (Facebook e YouTube), assim como mapear os recursos que fortalecem a disseminação de fake news nas redes sociais online. Para tanto procede se por pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Observamos que diversos mecanismos das redes sociais online oferecem facilidades para que as fake news sejam espalhadas no ambiente online. As interações nas redes sociais alimentam os algoritmos de inteligência artificial, para que dessa forma as páginas das redes sociais adquiram a personalização conforme o comportamento do usuário e o mantenha dentro de uma bolha de informações que são de seu interesse, o impossibilitando de consumir conteúdos que são contrários a sua ideia. Através disso podemos concluir que as redes sociais possuem mecanismos que facilitam a circulação de fake news nas redes sociais.Item A trincheira comunista no YouTube: os sentidos mobilizados pelos sujeitos discursivos de três produtores de conteúdo marxista(2021) Basilio, Andressa; Chicarino, Tathiana SenneEste estudo tem o objetivo de analisar a comunicação comunista no YouTube a partir das estratégias discursivas e dos sentidos mobilizados por três produtores de conteúdo/divulgadores do marxismo na plataforma: Jones Manoel, do canal que leva seu nome, Rita von Hunty, do Tempero Drag, e Sabrina Fernandes, do Tese Onze. A investigação empírica apoiou-se no ferramental teórico da Análise do Discurso e da Teoria Semiolinguística para mapear os sujeitos discursivos (éthos e páthos) de cada um dos canais, tomando como corpus de análise 254 vídeos publicados entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021, período em que a extrema direita ocupa a Presidência do país. Os resultados indicaram três diferentes sujeitos discursivos, em relação a estratégias e sentidos mobilizados, mas que convergem no ponto em que trabalham pela formação política da audiência e travam disputa por uma visão de mundo que coloca o marxismo como alternativa para a superação do sistema neoliberal no Brasil.