Navegando por Assunto "avaliação da produção científica"
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Item Expandindo horizontes: a utilização da altmetria como aparato complementar à mensuração da produção intelectual no Brasil(2023) Silva, Ana Carolina dos Santos; Valls, Valeria MartinConsiderando a imperatividade de ampliar a visão dos agentes participantes no processo de pesquisa e produção de conhecimento no Brasil, este estudo propõe a adoção de métricas alternativas de impacto para analisar a comunicação científica em redes colaborativas virtuais. Seu propósito é examinar a integração da altmetria como uma métrica complementar na mensuração da produção intelectual no cenário brasileiro, através da contextualização da mensuração da produção intelectual, compreensão das métricas alternativas de impacto e um levantamento da literatura científica para identificar os benefícios e limitações dessas métricas no processo sistemático de mensuração da pesquisa e produção de conhecimento no Brasil. Para tanto, optou-se por uma abordagem de base com um modelo exploratório, delineado com foco na Ciência da Informação, onde a metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica, documental e a coleta de dados por meio de diversas fontes de pesquisa. Desse modo, enfatizou-se a importância de incorporar a altmetria nas metodologias de avaliação da produção intelectual, evidenciando a interconexão entre os agentes de mensuração da produção intelectual, a evolução dos estudos métricos informacionais e o surgimento da altmetria como uma métrica capaz de democratizar o acesso à ciência e torná-la mais inclusiva, o que permite concluir que a altmetria desempenha um papel de relevância na avaliação da influência, visibilidade e impacto social da pesquisa em âmbito regional e internacional, mas reconhecendo a necessidade de contextualização e inclusão criteriosa na aplicação da altmetria, sublinhando a importância de estudos futuros para investigar a presença da altmetria em políticas públicas no contexto brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento de políticas científicas mais inclusivas e eficazes, alinhadas com as demandas contemporâneas da produção e disseminação do conhecimento científico.