Navegando por Assunto "experiência do usuário"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Marketplace e a participação colaborativa dos usuários : um paralelo entre taxonomia e crowdsourcing(2024) Cardoso, Caio Vinicius; Maringelli, Isabel Cristina Ayres da SilvaConsiderando o impacto do comércio eletrônico e dos marketplaces no cotidiano das pessoas, é fundamental refletir sobre a estruturação das categorias de produtos dessas plataformas, uma vez que a percepção dos usuários pode influenciar diretamente a categorização. Objetiva-se, identificar se por meio da participação colaborativa é possível verificar se existe sinergia entre a árvore de categoria de produtos com os usuários do marketplace Shopee. Para tanto, procede-se à aplicação de um questionário online como forma de coletar estas percepções, buscando observar como os usuários relacionam os seis produtos selecionados com as categorias disponíveis na plataforma Shopee, bem como o seu engajamento com a estratégia de crowdsourcing aplicada. Desse modo, observa-se que os resultados indicaram uma baixa sinergia entre as categorias indicadas pelos participantes e aquelas recomendadas pela plataforma, sugerindo a necessidade de adequação dessa taxonomia com o foco nos usuários da plataforma, considerando as sugestões apresentadas para uma possível reestruturação da árvore de categorias. Além disso, os participantes sinalizaram positivamente quanto à viabilidade do uso do crowdsourcing como ferramenta para aprimorar a categorização. Conclui-se que o crowdsourcing tem potencial para ajudar a otimizar a organização das categorias de produtos do marketplace, alinhando as expectativas dos usuários à arquitetura da informação aplicada na plataforma.