Navegando por Assunto "letramento digital"
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Item Digital, midiática e desigual: caminhos para uma sociedade em rede que ainda precisa conectar, incluir e letrar(2021) Silvério, Priscila; Segurado, RosemaryViver em rede já é realidade para bilhões de pessoas. Acesso é o imperativo e conteúdo o que movimenta as novas gerações. Mas como falar de Sociedade da Informação em um país onde 11 milhões de cidadãos são analfabetos (IBGE, 2020) e 28% dos domicílios ainda não possuem internet (CGI, 2020)? Debater a construção de uma sociedade informada e conectada aos novos espaços visando participação cidadã plena torna-se tarefa ainda mais desafiadora no Brasil. Essa é a discussão que propomos a partir de entrevistas com especialistas em educação e internet; revisão bibliográfica de materiais sobre desigualdades digitais, dinâmicas das plataformas e conectividade, e análise dos conceitos de letramento digital e midiático. O objetivo é inspirar reflexões sobre o tipo de sociedade que precisamos construir e apontar políticas públicas urgentes num mundo pós-pandêmico e, irreversivelmente, em rede.Item Letramento digital do público infanto-juvenil da biblioteca da Fábrica de Cultura do Jaçanã(2023) Flores, Gabriel Garcia Nunes; Franco, Angela Halen Claro; Fundação Escola de Sociologia e Política de São PauloConsiderando que as desigualdades sociais afetam a interação das pessoas com as tecnologias da informação e comunicação, pretendeu-se analisar a maneira como estas tecnologias são usadas pelo público infanto-juvenil da biblioteca da Fábrica de Cultura do Jaçanã na cidade de São Paulo. Para tanto, buscou-se verificar como e se as tecnologias da informação e comunicação satisfazem as necessidades informacionais do público, comparar o cenário presenciado com os objetivos das Fábricas de Cultura, e entender se a desigualdade digital se manifesta na região da biblioteca. Optou-se como procedimentos metodológicos pela pesquisa descritiva e exploratória, de caráter bibliográfico e documental, e pela pesquisa de campo com o público da biblioteca de 9 a 17 anos, utilizando a observação e a entrevista semidirigida, sendo os dados analisados de forma qualitativa. As entrevistas obtiveram dados qualitativos sobre as respostas de cinco entrevistados que demonstraram a diversidade de interesses, necessidades e formas de comunicação do público. Pode-se perceber a exclusão digital como fenômeno indivisível das exclusões sociais, a necessidade de pesquisas guiadas por um recorte regional e o papel da competência informacional na compreensão e aplicação de informações e conhecimentos, habilidades importantes para a formação do letramento digital.