GT 06 - Disputas de poder em uma sociedade midiatizada

Grupo de trabalho coordenado pelas professoras: Tathiana Senne Chicarino; Mércia Alves e pelo professor Pedro Malina.

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    A indústria da tecnologia da informação e seus danos à organização do desejo individual
    (2022) Vitor, Luiza Tenan; FESPSP
    A liberação jurídica para realização de pré-campanha fez com que partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate sobre diferentes temas e a construção de uma malha comunicacional nos sites de mídias sociais com foco nas eleições. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o uso desses sites por pré-candidatos em pequenos municípios paulistas, a fim de verificar a rede mais usada, indícios de marketing político e de elementos construtivos de identidade e para gerar interação com o público online, como indica a literatura. O material coletado entre janeiro e agosto de 2020 aponta a existência de uma estratégia de marketing político capaz de gerar interação e construção de público no Facebook, ou seja, as estruturas partidárias se mobilizam em pequenas cidades para atribuir e criar a identidade dos candidatos, agregar valor e validar a candidatura ao poder executivo municipal também por meio de sites de mídias sociais.
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    Pré-campanha eleitoral no Facebook: ações de candidatos a prefeito em pequenos municípios paulistas
    (2022) Damasceno, Marcelo Simões; FESPSP
    A liberação jurídica para realização de pré-campanha fez com que partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate sobre diferentes temas e a construção de uma malha comunicacional nos sites de mídias sociais com foco nas eleições. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o uso desses sites por pré-candidatos em pequenos municípios paulistas, a fim de verificar a rede mais usada, indícios de marketing político e de elementos construtivos de identidade e para gerar interação com o público online, como indica a literatura. O material coletado entre janeiro e agosto de 2020 aponta a existência de uma estratégia de marketing político capaz de gerar interação e construção de público no Facebook, ou seja, as estruturas partidárias se mobilizam em pequenas cidades para atribuir e criar a identidade dos candidatos, agregar valor e validar a candidatura ao poder executivo municipal também por meio de sites de mídias sociais.
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    Representação e preservação da identidade cultural da diáspora Palestina no Brasil
    (2022) Alzoubi, Ahmad; FESPSP
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação da diáspora palestina no Brasil, enquanto movimento de ligação, por meio de entidades como a Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) e iniciativas posteriores das comunidades formadas pela imigração palestina no país com a Palestina hoje, seja pela preservação dos hábitos familiares e comunitários, seja na defesa da resistência palestina contra a ocupação de suas terras pelo Estado Israel. A presença de origem palestina na vida brasileira foi capaz de introduzir a solidariedade com o povo palestino em movimentos mais amplos e subsidiar ações do mundo político e institucional, desde o poder central até algumas unidades da federação, como São Paulo e Rio Grande do Sul, a despeito das diferenças de visão sobre a solução para a causa palestina, após os Acordos de Oslo. Como metodologia, nos apropriamos da revisão de literatura relacionada à presença na mídia de atividades dessas organizações no Brasil e nas entrevistas com palestinos e descendentes de imigrantes que chegaram ao Brasil a partir dos eventos da Nakba de 1948.
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    O poder e a peste: os discursos presidenciais sobre a Covid-19
    (2022) Souza, Flávio Vinícius Soares de; FESPSP
    Em março e abril de 2020, a Covid-19 começava a se espalhar pelo Brasil, apresentando-se como uma enfermidade nova para a qual não havia remédio nem vacina, e forçando os governos do mundo a adotarem políticas públicas para evitar a disseminação viral. No Brasil, governadores e prefeitos tiveram de levar adiante tais medidas, enquanto o presidente da república se opunha, utilizando-se, para tanto, de pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e televisão. Neste texto, analiso os pronunciamentos presidenciais de março e abril de 2020, utilizando a análise do discurso cartográfica proposta por Rettich (2020), e encontrando uma intensa luta por poder no momento em que o país passava por uma das piores crises de saúde já registradas.
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    Algoritmos e emoções na desinformação no TikTok durante as eleições presidenciais brasileiras de 2022
    (2022) Loureiro, Eliana Regina Lopes; Desenzi, Thiago Henrique; FESPSP
    O artigo procurou responder se o algoritmo do TikTok favoreceu a disseminação de desinformação pelos candidatos a presidente nas eleições de 2022. Como hipóteses, estabeleceu-se que houve maior utilização do TikTok pelos presidenciáveis, em detrimento das outras plataformas; e que os conteúdos com maior engajamento apelaram à desinformação (fake news). Para tanto, utilizou-se a ferramenta Fanpage Karma e foi feita uma coleta do 1º turno presidencial dos cinco candidatos que estavam à frente das pesquisas. É possível que o algoritmo do TikTok tenha influenciado a propagação de desinformação, pois em comparação ao Instagram, a rede tinha uma taxa de engajamento superior e foi onde os candidatos tiveram um maior crescimento de seguidores. Quanto às emoções, os conteúdos com desinformação eram de Bolsonaro, o candidato com maior número de reações às suas postagens.

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