Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/157
Título: A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
Autor(es): Torello, Adriana Domingues
Orientador(a): Siqueira, Ivan Claudio Pereira
Palavras-chave: Banda Municipal de Peruíbe
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Data do documento: 21-Set-2022
Resumo: A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
URI: https://repositorio.fespsp.org.br/fesp/handle/123456789/157
Outros identificadores: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
Aparece nas coleções:Docentes

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.