Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/158
Título: Política pública e poder: interesses associados entre políticos e empresas na governança da expansão do metrô de São Paulo
Autor(es): Pereira, Carolina Requena
Orientador(a): Marques, Eduardo Cesar Leão
Palavras-chave: Corrupção
Financiamento eleitoral
Governança
Política
Politicas públicas
Data do documento: 9-Mar-2020
Resumo: A presente tese analisa evidencias empíricas da atuação coordenada entre empresas cartelizadas e políticos para extração de recursos da política pública da expansão do metrô de São Paulo. A pesquisa encontrou elementos de conjunção entre dinâmicas reportadas em separado em investigações realizadas por autoridades estatais, indicando a existência de um esquema único destinado a gerar e distribuir recursos para o financiamento político. O mecanismo para a geração dos recursos é a subida de preços de contratos de compras públicas graças à cartelização das empresas que têm o Estado como cliente na provisão de infraestrutura e materiais operacionais para metrôs. O mecanismo para a distribuição destes recursos é o pagamento de propinas a burocratas do Estado e políticos. O funcionamento deste esquema lesa não só a implementação da política pública, em função dos custos de coordenação dos atores envolvidos, como também a livre concorrência e a competição democrática.
URI: https://repositorio.fespsp.org.br/fesp/handle/123456789/158
Outros identificadores: https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-14072020-175542
Aparece nas coleções:Docentes

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.