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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/241
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa-
dc.contributor.authorFranco, Angela Halen Claro-
dc.date.accessioned2024-04-18T14:03:14Z-
dc.date.available2024-04-18T14:03:14Z-
dc.date.issued2018-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/241-
dc.description.abstractOs estudos em inteligência coletiva têm revelado que as atividades dos indivíduos em grupos apresentam diferentes manifestações, as quais podem ser identificadas como compartilhamento, cooperação e ação coletiva. Defende-se como tese que quanto maior o nível de comprometimento de uma determinada comunidade, maiores as possibilidades da inteligência coletiva resultar em produção de conteúdo; quanto mais possibilidades de produção objetiva de conteúdo, maior a presença direta da Ciência da Informação, e quanto menos produção objetiva de conteúdo mais desafiadora é a atuação dessa ciência, uma vez que sua atenção será sobre os processos de informação. Dessa forma, pretende-se propor um arcabouço epistemológico para a reflexão da inteligência coletiva no âmbito dos estudos em Informação e Tecnologia. Para tanto, a partir de uma pesquisa exploratória, conduzida pelo aspecto bibliográfico, o estudo se propôs a investigar as diferentes manifestações da inteligência coletiva – o compartilhamento, a cooperação e a ação coletiva; definir um modelo para a análise de ambientes digitais que aparentam a cultivação da inteligência coletiva; compreender a trajetória evolutiva dos ambientes digitais que tiveram como foco a inteligência coletiva; analisar, mediante ao modelo criado, os ambientes digitais definidos. Os ambientes selecionados para análise foram o YouTube, Facebook e a Wikipédia. Observou-se que as manifestações analisadas são variáveis que compõem a inteligência coletiva, e que os ideais de inteligência coletiva são observáveis na trajetória das tecnologias computacionais até o desenvolvimento dos softwares sociais. Por meio do modelo construído, foi observado que o compartilhamento foi a manifestação predominante nas redes sociais analisadas, e que a cooperação, expressa pela produção colaborativa, foi a manifestação que obteve mais evidência no âmbito da Wikipédia. Notou-se que, no contexto dos ambientes digitais que se apropriam da inteligência coletiva, as preocupações da Ciência da Informação ora se direcionam para suas práticas centrais, voltadas para a organização e representação de conteúdos objetivos dotados de valor semântico, ora para a compreensão de processos de informação e comportamento de usuários nos ambientes de informação.pt_BR
dc.relation.urihttp://hdl.handle.net/11449/152741pt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectAmbientes digitaispt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectAção coletivapt_BR
dc.titleInteligência coletiva: manifestações nos ambientes digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.notesTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – campus de Marília, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutora em Ciência da Informação.pt_BR
dc.type.subtypeTesept_BR
dc.description.pages141pt_BR
dc.ispartofFranco, Angela Halen Claro. Inteligência coletiva: manifestações nos ambientes digitais. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.pt_BR
dc.contributor.grantorUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
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