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    Políticas públicas de informação e inteligência coletiva: os desafios e as possibilidades para a democratização da informação
    (2019-01) Franco, Angela Halen Claro; Carvalho, Angela Maria Grossi; Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa
    O paradigma social da informação apresenta desafios múltiplos para o tempo do conhecimento interativo da Ciência da Informação, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento da inteligência coletiva nos ambientes digitais. Nesse contexto, a inteligência coletiva se manifesta como proposta que visa o aproveitamento das habilidades individuais em prol do desenvolvimento de um Espaço do saber. A dotação de infraestrutura tecnológicas e competências digitais para a inserção dos indivíduos nesse espaço requer a instauração de políticas públicas eficientes para a área da informação. Sendo assim, por meio da análise exploratória e descritiva, pretende-se aproximar as políticas de informação à inteligência coletiva. Observou-se que os ideais de democratização da informação são comuns aos dois campos, e que a definição de políticas públicas de informação consistentes é alternativa viável para a realização do Espaço do saber e, por conseguinte, para a valorização da inteligência coletiva
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    Entre wiphalas, polleras e ponchos: embates entre discursos de CONAMAQ, do Estado plurinacional da Bolívia e do direito internacional
    (2013-03-15) Freitas, Caroline Cotta de Mello; Montero, Paula; Universidade de São Paulo
    Nesta tese analisamos a atuação dos movimentos sociais indígenas na Bolívia, e seus discursos sobre autonomia. Nosso foco é o CONAMAQ Consejo Nacional de Ayllus y Markas del Qullasuyu. Por entendermos que não existe enunciado sem posição, mapeamos os discursos que operam na esfera pública boliviana a fim de compreender qual a posição do CONAMAQ. Este mapeamento consistiu na análise também dos discursos da CSUTCB Central Sindical Única de Trabajadores Campesinos de Bolivia e do Estado Plurinacional de Bolívia. Descrevemos os discursos nacionalistas e indianistas bolivianos, em especial o katarismo, para analisar a constituição dos agentes, de seus posicionamentos e do modo como interagem. Nossa intenção foi definir o campo de relações, simultaneamente prático e discursivo, no qual se codificam os sistemas de diferenças que compõem o contexto em que circulam os agentes e seus discursos. Encontramos evidenciados no processo de construção do Estado Plurinacional na Bolívia, dois discursos com base nos quais se estabelecem posições discursivas, organizam-se movimentos sociais e criam-se agentes na esfera política pública: o camponês-indígena e o indígenaoriginário. Com base nisso, propomos analisar o encontro dos discursos sobre direitos do CONAMAQ, do Estado Plurinacional e da normativa do direito internacional sobre direitos dos povos indígenas, com ênfase no debate sobre o direito à autonomia. A fim de demonstrar que os contatos e encontros entre os níveis discursivos local (identificados como CONAMAQ e Estado plurinacional), e internacional (entendido como a normativa de direitos dos povos indígenas constituída por organismos internacionais), se interpenetram e apresentam diferentes pontos de contato, constituindo embates discursivos na esfera pública local e, também, na internacional/global.
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    Política pública e poder: interesses associados entre políticos e empresas na governança da expansão do metrô de São Paulo
    (2020-03-09) Pereira, Carolina Requena; Marques, Eduardo Cesar Leão; Universidade de São Paulo
    A presente tese analisa evidencias empíricas da atuação coordenada entre empresas cartelizadas e políticos para extração de recursos da política pública da expansão do metrô de São Paulo. A pesquisa encontrou elementos de conjunção entre dinâmicas reportadas em separado em investigações realizadas por autoridades estatais, indicando a existência de um esquema único destinado a gerar e distribuir recursos para o financiamento político. O mecanismo para a geração dos recursos é a subida de preços de contratos de compras públicas graças à cartelização das empresas que têm o Estado como cliente na provisão de infraestrutura e materiais operacionais para metrôs. O mecanismo para a distribuição destes recursos é o pagamento de propinas a burocratas do Estado e políticos. O funcionamento deste esquema lesa não só a implementação da política pública, em função dos custos de coordenação dos atores envolvidos, como também a livre concorrência e a competição democrática.
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    A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
    (2022-09-21) Torello, Adriana Domingues; Siqueira, Ivan Claudio Pereira; Universidade de São Paulo
    A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
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    Juventude e trabalho plataformizado no Brasil: juventude indicando tendências
    (2021-10) Sousa, Euzébio Jorge Silveira de; Pochmann, Márcio; Bonone, Luana Meneguelli
    A expansão da economia de plataforma tem produzido transformações no mercado de trabalho em todo o mundo, desregulamentando mercados, flexibilizando relações trabalhistas, remunerando sob demanda e impondo uma lógica de produção just-in-time. Fruto do fim do contrato social do pós-guerra, da desregulamentação financeira e da imersão de um paradigma tecnológico mais flexível, a nova economia se utilizou das plataformas para transformar a geração de valor a partir da redução do tempo de rotação do capital e geração e processamento de grande massa de dados sobre padrões de consumo e gestão da produção, sobretudo do trabalho. O mercado de trabalho no Brasil nunca superou o excedente estrutural de força de trabalho e a profunda heterogeneidade, marcado por elevado desemprego, baixos salários, alta rotatividade e grande incidência de subempregos. As particularidades da inserção laboral de jovens é um indicador de mudanças de ciclos econômicos e transformações no mundo do trabalho. O presente artigo aponta que a juventude está mais exposta às precárias ocupações plataformizadas por possuir elevada taxa de participação, estar mais exposta ao desemprego, ter maior disposição física para o trabalho extenuante, ser obrigada a conciliar trabalho e estudo e ter maior familiaridade com novas tecnologias. No entanto, ponderamos que este grupo etário tende a ter papel relevante na organização dos trabalhadores de plataforma.
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    A ficção da realidade: sociologia de O Guarani de José de Alencar
    (2016-12-05) Almeida, Rodrigo Estramanho de; Chaia, Miguel Wady; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
    A presente tese é uma proposta de análise de O Guarani: romance brasileiro (1857) de José de Alencar (1829-1877). O objetivo do trabalho é empreender uma compreensão sociológica da obra a fim de perscrutar como um livro escrito em meados do século XIX no Brasil se transfigurou em um mito nacional. Essa pergunta inicial faz desdobrar outras, uma vez que se trata de um romance fartamente imitado em centenas de versões e adaptações realizadas ao longo de mais de 150 anos em diversos formatos e mídias, tais como ópera, música, cinema, teatro, literatura e quadrinhos. Assim, o presente trabalho é uma tentativa de compreensão das condições nas quais o livro foi pensado e realizado por seu autor, analisando, também, seu enredo, bem como suas versões e adaptações a fim de elaborar uma tese sobre a consagração de um produto literário, bem como sua transfiguração no imaginário e na cultura política do país. Deste modo, em nossa proposta, ficção e realidade se fundem para que se possa conhecer aspectos de composição e permanência de um romance, O Guarani, em país de capitalismo dependente e periférico, o Brasil.
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    Liderança e poder
    (Contracorrente, 2022-05-23) Fornazieri, Aldo
    A partir de uma leitura singular de O Príncipe, o autor explora livremente e alarga conceitos do clássico de Maquiavel de modo que eles sejam úteis para se pensar a política brasileira, com suas crises intermináveis e falta de perspectiva para o povo. Para Fornazieri, o fracasso da política em nosso país decorre da inexistência de uma estratégia inovadora de mudança e de líderes dotados de virtù, genuinamente populares e competentes, justos e capazes de subordinar “sua ambição pessoal à ambição da grandeza do Estado”. Tendo sido malsucedido em “seus dois momentos cruciais de fundação: a Independência e a Proclamação da República”, o país produziu apenas líderes políticos “fracos” e dependentes de “forças auxiliares ou de forças mercenárias para governar”. Sem autonomia, “ou eles perdem o poder, ou fazem enormes concessões aos aliados e terminam fracassados”. Esse quadro desalentador foi, evidentemente, agravado pela pandemia do novo coronavírus, quando o líder de um governo “contrário à liberdade, à democracia, ao Estado de Direito e à Constituição” exibiu seu descaso para com as vítimas no Brasil. Por meio de um texto denso, mas acessível, Liderança e poder é uma obra poderosa e útil, no melhor sentido do termo, tanto para os estudos sobre Maquiavel quanto para os rumos da política brasileira.
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    User Experience Applied at University Libraries
    (2020-09-16) Souza, Adriana Maria de; Oliveira, Marina Chagas
    The chapter summarizes and analyzes the use of User Experience (UX) methods applied to four university libraries – two American and two from the United Kingdom, concluding whether the use of the method may be considered a tool to enhance the user’s participation inside the informational spaces. The first section provides a definition of the term UX and its usage at university libraries. The second section introduces the four chosen international university libraries. Its subsections are divided in how the projects applying UX were performed in each school. The final section compiles and analyzes the results regarding the changes made through the usage of the UX methods inside the libraries and briefly mentions the lack of its presence in Brazil.
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    Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a experiência da FABCI/FESPSP
    (2020-12-23) Valls, Valéria Martin; Santiago, Derick Casagrande; Rodrigues, Wellington Ferreira
    Apresenta a experiência do curso de graduação de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP na implantação e utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido na plataforma moodle, que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do estudante em novas tecnologias da informação e comunicação. O relato destaca o histórico de utilização do AVA no curso desde 2011, enfatizando sua intensificação a partir de março de 2020 durante o período do ensino remoto emergencial, detalhando as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas, incluindo os recursos utilizados nas aulas pelos docentes e um panorama das atividades realizadas. As considerações finais do relato reafirmaram que toda a experiência adquirida e intensificada ampliou as competências dos envolvidos (docentes e discentes) no uso de recursos tecnológicos para a mediação do aprendizado, sem perder de vista a relação humana.

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