Graduação
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Navegando Graduação por Autor "Valls, Valéria Martin"
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Item Biblioteca Humana e seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva(2023) Merlin, Izabel Arévalo; Valls, Valéria MartinA sociedade é, ainda hoje, permeada por minorias diversas - quase sempre estigmatizadas – e por movimentos nacionalistas que frequentemente propagam discursos excludentes, combinação essa que não auxilia em nada o exercício de praticar um olhar compreensivo e inclusivo sobre o outro. Neste cenário é que o movimento Biblioteca Humana oferece uma valiosa oportunidade que visa suplantar as divisões presentes na sociedade, por meio da quebra de estereótipos excludentes. Ao levar em consideração o espaço que a biblioteca ocupa em nossa sociedade, local que é, antes de tudo, de construção autônoma do conhecimento, esta monografia buscou entender como, ao tratar pessoas e suas vivências tais quais “livros vivos”, é possível alcançar o desenvolvimento do pensamento crítico, enfrentando barreiras sociais que são em sua quase totalidade impregnadas de preconceito e intolerância, por meio do diálogo construtivo e não-violento. Logo, ao investigar as origens da Biblioteca Humana, seus princípios norteadores, como também sua aplicabilidade, pretendeu-se mostrar como, ao dar espaço para que a alteridade que nos compõe como seres humanos seja considerada, e respeitada, a Biblioteca Humana vem, de fato, trabalhando em prol de uma sociedade que seja mais inclusiva. Graças ao tom didático, impulsionado pelo diálogo interpessoal que compõe o movimento Biblioteca Humana, viu-se que é possível desafiar preconceitos, promover a compreensão mútua e criar pontes entre diferentes grupos, constatando-se que a veia democrática, viva e profundamente impactante, no que diz respeito à aprendizagem e respeito sobre diferenças, da Biblioteca Humana, desempenha um papel vital na construção de bases para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.Item A bola é delas: As mulheres que preservam a história no Museu do Futebol e os desafios da gestão de uma equipe multidisciplinar(2022) Ariani, Andrea; Valls, Valéria MartinAlém da gestão da informação, a Biblioteconomia também preza pelo suporte e bom atendimento a um pesquisador ou consulente de bibliotecas, arquivos, centros culturais e museus. Também tem como característica formar, especialmente nessas instituições, equipes com profissionais de várias áreas do conhecimento para colaborar em conjunto na gestão do acervo. Com base nessa multiplicidade da profissão, esta pesquisa procurou unir esporte, questão de gênero, representatividade e responder: como é feita a gestão participativa e inclusão de mulheres em uma instituição de memória? Para fazer essa junção de temas e análises, foi escolhida a equipe que ajudou a formar e atualmente compõe o CRFB -Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, em São Paulo. A metodologia utilizou três tipos de análise: a realização de entrevistas com os colaboradores, levantamento bibliográfico e uma complementar pesquisa de campo com estudo exploratório-descritivo na exposição temporária "Contra Ataque! As mulheres do futebol", realizada pelo Museu do Futebol em 2019. Com os dados apurados e o suporte teórico de pesquisadores e estudiosos da área, o histórico de ativistas, bibliotecárias e museólogas mostrou que, historicamente, ações e projetos foram e são desenvolvidas em busca da igualdade de gênero em vários setores da sociedade, bem como nos esportes e espaços de cultura. Foi possível também constatar que, apesar de alguns avanços e iniciativas, a busca por representatividade nas instituições, mesmo nas mais inclusivas, tanto como tema de exposições como na liderança e gestão, ainda tem um caminho longo a percorrer e conquistar em busca de equidade.Item Expandindo horizontes: a utilização da altmetria como aparato complementar à mensuração da produção intelectual no Brasil(2023) Silva, Ana Carolina dos Santos; Valls, Valéria MartinConsiderando a imperatividade de ampliar a visão dos agentes participantes no processo de pesquisa e produção de conhecimento no Brasil, este estudo propõe a adoção de métricas alternativas de impacto para analisar a comunicação científica em redes colaborativas virtuais. Seu propósito é examinar a integração da altmetria como uma métrica complementar na mensuração da produção intelectual no cenário brasileiro, através da contextualização da mensuração da produção intelectual, compreensão das métricas alternativas de impacto e um levantamento da literatura científica para identificar os benefícios e limitações dessas métricas no processo sistemático de mensuração da pesquisa e produção de conhecimento no Brasil. Para tanto, optou-se por uma abordagem de base com um modelo exploratório, delineado com foco na Ciência da Informação, onde a metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica, documental e a coleta de dados por meio de diversas fontes de pesquisa. Desse modo, enfatizou-se a importância de incorporar a altmetria nas metodologias de avaliação da produção intelectual, evidenciando a interconexão entre os agentes de mensuração da produção intelectual, a evolução dos estudos métricos informacionais e o surgimento da altmetria como uma métrica capaz de democratizar o acesso à ciência e torná-la mais inclusiva, o que permite concluir que a altmetria desempenha um papel de relevância na avaliação da influência, visibilidade e impacto social da pesquisa em âmbito regional e internacional, mas reconhecendo a necessidade de contextualização e inclusão criteriosa na aplicação da altmetria, sublinhando a importância de estudos futuros para investigar a presença da altmetria em políticas públicas no contexto brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento de políticas científicas mais inclusivas e eficazes, alinhadas com as demandas contemporâneas da produção e disseminação do conhecimento científico.