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    Confiabilidade informacional: um estudo sobre as políticas da Wikipédia São Paulo
    (2023) Hirayama, Eduardo Hiroshi; Franco, Angela Halen Claro
    No atual período da pós-verdade, marcado pelo grande volume de desinformação disseminadas na internet, a preocupação com a confiabilidade informacional torna-se fundamental. Investigamos como a Wikipédia, uma enciclopédia livre, online e colaborativa e uma das fontes informacionais mais consultadas do mundo busca assegurar a confiabilidade informacional. Para isso, definimos como problema de pesquisa responder à pergunta: como as políticas da Wikipédia atuam para garantir a confiabilidade das informações que disponibiliza aos usuários? O objetivo geral é compreender como as políticas da Wikipédia buscam assegurar a confiabilidade informacional de seu conteúdo. Os objetivos específicos são: compreender o conceito de confiabilidade informacional e identificar critérios que podem ser usados para o seu alcance na internet e na Wikipédia; compreender os cinco pilares da Wikipédia; e compreender as políticas de conteúdo, de colaboração e de ferramentas automáticas da Wikipédia, comparando-as com os critérios de confiabilidade informacional identificados anteriormente. Utiliza pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, técnicas de análise documental e pesquisa bibliográfica. Resultados constataram expressiva conformidade das políticas de conteúdo com os critérios propostos, conformidade moderada das políticas de colaboração e insuficiente conformidade das Política de robôs, o que motivou a sugestão de critérios para sua avaliação. Conclui que devemos compreender a colaboração na Wikipédia qualitativamente, pois é uma responsabilidade compartilhada com toda a comunidade visando assegurar a confiabilidade informacional de seu conteúdo. A colaboração e as políticas da Wikipédia são mecanismos que atuam em conjunto em prol da confiabilidade informacional, pois enquanto a colaboração permite a constante correção e melhora dos artigos através das edições, as políticas estabelecem as diretrizes e regras das diversas formas de contribuição.
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    Entre filtros e bolhas: a experiência informacional na rede
    (2023) Farão, Camila; Franco, Angela Halen Claro
    O ciberespaço proporciona oportunidades e desafios para a troca de informações, ao mesmo tempo em que gera um enorme volume de dados e informações que precisam ser filtrados, resulta disto o fenômeno filtro - bolha, onde as informações compartilhadas são limitadas às crenças e visões de mundo de forma pessoal, comprometendo a diversidade e perspectivas informacionais. O fenômeno filtro-bolha também modula o comportamento das pessoas, além de rastrear e exercer a vigilância sobre as pessoas conectadas na rede. A modulação do comportamento pode ser uma espécie de censura que afeta a diversidade informacional no ciberespaço e limita a experiência informacional. Através da delimitação dos estudos algorítmicos na Ciência da Informação, busca compreender as implicações do fenômeno filtro-bolha, tanto na Web, quanto no mundo físico. O método histórico foi usado como uma forma de trazer a ideia de mutabilidade nas reflexões sobre as tecnologias da informação e comunicação e a sociedade. Com isso, foi feito um resgate da origem da filtragem algorítmica, passando pela sobre carga informacional, a evolução das máquinas e ideias acerca da Internet e Web e a caracterização do filtro-bolha para a compreensão de sua potencialidade em influenciar ações. A partir da pesquisa exploratória e a análise qualitativa de dados bibliográficos, o estudo busca ampliar o conhecimento sobre a informação processada por algoritmos e seu impacto na experiência informacional.
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    Biblioteca Humana e seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva
    (2023) Merlin, Izabel Arévalo; Valls, Valéria Martin
    A sociedade é, ainda hoje, permeada por minorias diversas - quase sempre estigmatizadas – e por movimentos nacionalistas que frequentemente propagam discursos excludentes, combinação essa que não auxilia em nada o exercício de praticar um olhar compreensivo e inclusivo sobre o outro. Neste cenário é que o movimento Biblioteca Humana oferece uma valiosa oportunidade que visa suplantar as divisões presentes na sociedade, por meio da quebra de estereótipos excludentes. Ao levar em consideração o espaço que a biblioteca ocupa em nossa sociedade, local que é, antes de tudo, de construção autônoma do conhecimento, esta monografia buscou entender como, ao tratar pessoas e suas vivências tais quais “livros vivos”, é possível alcançar o desenvolvimento do pensamento crítico, enfrentando barreiras sociais que são em sua quase totalidade impregnadas de preconceito e intolerância, por meio do diálogo construtivo e não-violento. Logo, ao investigar as origens da Biblioteca Humana, seus princípios norteadores, como também sua aplicabilidade, pretendeu-se mostrar como, ao dar espaço para que a alteridade que nos compõe como seres humanos seja considerada, e respeitada, a Biblioteca Humana vem, de fato, trabalhando em prol de uma sociedade que seja mais inclusiva. Graças ao tom didático, impulsionado pelo diálogo interpessoal que compõe o movimento Biblioteca Humana, viu-se que é possível desafiar preconceitos, promover a compreensão mútua e criar pontes entre diferentes grupos, constatando-se que a veia democrática, viva e profundamente impactante, no que diz respeito à aprendizagem e respeito sobre diferenças, da Biblioteca Humana, desempenha um papel vital na construção de bases para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
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    Praticando interseccionalidades: estratégias para mobilização e atendimento de pessoas negras com deficiência em bibliotecas públicas
    (2023) Santos, Angelita Garcia dos; Scapechi, Wanderson
    A inclusão de pessoas com deficiência nas ações de livro, leitura, literatura e bibliotecas tem sido destacada em várias áreas da Biblioteconomia e a Ciência da Informação. O mesmo acontece com a população negra que tem sido contemplada com um aumento de autorias, narrativas, performances literárias, grupos de pesquisas e de mobilização, sob a pauta intitulada relações étnico-raciais. Considerando a diversidade da composição populacional, fato que já tem sido amplamente divulgado e promovido pesquisas e ações práticas nas bibliotecas públicas, o olhar para outras perspectivas que compõem as identidades ainda é um desafio para os profissionais dessas instituições. Somente a partir de uma abordagem interseccional é possível o desenvolvimento de ações que acolham pessoas negras com deficiência, público mais vulnerável sob o ponto de vista de acesso à direitos básicos para uma vida digna. Visando uma melhor compreensão de como a interseccionalidade pode ser um aporte teórico e metodológico na inclusão desse público, a pesquisa, a partir de referenciais teóricos nacionais e interacionais se propõe a uma análise documental e a elaboração de um modelo de formação continuada para bibliotecários de bibliotecas públicas e suas equipes para um atendimento inclusivo, acessível e antirracista.
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    Expandindo horizontes: a utilização da altmetria como aparato complementar à mensuração da produção intelectual no Brasil
    (2023) Silva, Ana Carolina dos Santos; Valls, Valéria Martin
    Considerando a imperatividade de ampliar a visão dos agentes participantes no processo de pesquisa e produção de conhecimento no Brasil, este estudo propõe a adoção de métricas alternativas de impacto para analisar a comunicação científica em redes colaborativas virtuais. Seu propósito é examinar a integração da altmetria como uma métrica complementar na mensuração da produção intelectual no cenário brasileiro, através da contextualização da mensuração da produção intelectual, compreensão das métricas alternativas de impacto e um levantamento da literatura científica para identificar os benefícios e limitações dessas métricas no processo sistemático de mensuração da pesquisa e produção de conhecimento no Brasil. Para tanto, optou-se por uma abordagem de base com um modelo exploratório, delineado com foco na Ciência da Informação, onde a metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica, documental e a coleta de dados por meio de diversas fontes de pesquisa. Desse modo, enfatizou-se a importância de incorporar a altmetria nas metodologias de avaliação da produção intelectual, evidenciando a interconexão entre os agentes de mensuração da produção intelectual, a evolução dos estudos métricos informacionais e o surgimento da altmetria como uma métrica capaz de democratizar o acesso à ciência e torná-la mais inclusiva, o que permite concluir que a altmetria desempenha um papel de relevância na avaliação da influência, visibilidade e impacto social da pesquisa em âmbito regional e internacional, mas reconhecendo a necessidade de contextualização e inclusão criteriosa na aplicação da altmetria, sublinhando a importância de estudos futuros para investigar a presença da altmetria em políticas públicas no contexto brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento de políticas científicas mais inclusivas e eficazes, alinhadas com as demandas contemporâneas da produção e disseminação do conhecimento científico.
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    Fake news e as redes sociais online: disseminação de notícias falsas na internet
    (2022) Barbosa, Heloisa Lopes; Franco, Angela Halen Claro
    Considerando a necessidade de entender o porquê das redes sociais serem ambientes propício para a disseminação de fake news, objetiva-se a exposição do significado de desordem informacional (desinformação, informação incorreta e má informação) e fake news, a identificação das características das duas redes sociais mais acessada no Brasil (Facebook e YouTube), assim como mapear os recursos que fortalecem a disseminação de fake news nas redes sociais online. Para tanto procede se por pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Observamos que diversos mecanismos das redes sociais online oferecem facilidades para que as fake news sejam espalhadas no ambiente online. As interações nas redes sociais alimentam os algoritmos de inteligência artificial, para que dessa forma as páginas das redes sociais adquiram a personalização conforme o comportamento do usuário e o mantenha dentro de uma bolha de informações que são de seu interesse, o impossibilitando de consumir conteúdos que são contrários a sua ideia. Através disso podemos concluir que as redes sociais possuem mecanismos que facilitam a circulação de fake news nas redes sociais.
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    O sagrado e seu duplo: interferências terrenas na produção da santidade de Madre Paulina
    (2021) Medeiros, Isabella Tritone; Almeida, Rodrigo Estramanho de
    O presente trabalho teve como objetivo central analisar a construção da santidade de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus a partir do impacto direto e indireto de elementos sociológicos em disputa durante sua vida que poderiam ter exercido interferência na eficiência de seu processo canônico, encerrado em 2002. A partir da coleta e interpretação de materiais de ordem documental e histórica, procurou-se compreender as atividades e conexões burocrático-políticas de Madre Paulina como componente da Igreja católica brasileira no contexto da romanização. Concomitantemente, almejou-se identificar de que forma foram articulados os marcadores sociais da diferença no processo canônico com ênfase na agência, utilizando-os para relacionar os modelos de Pierre Bourdieu e Peter Berger a respeito de supostas disputas por “capital sagrado”, tanto no que diz respeito ao plano terreno, onde vivem os homens, quanto ao seu duplo cósmico, onde vivem os santos e deuses. Considerando os fatos religiosos como necessariamente sociais, buscou-se comprovar, portanto, que não apenas há interferência sociológica sobre a santidade, mas que esta se dá de forma constante e diversa, também a partir da ação individual do próprio santificado.
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    A inserção do jovem estudante negro e periférico no mercado de trabalho
    (2021) Santos, Andressa Beatriz Leite; Bergamin, Marta de Aguiar
    O intuito deste artigo é propor uma observação de como se dá a iniciação no mercado de trabalho de jovens de 15 a 25 anos de idade, negros e estudantes, residentes na região periférica da zona sul da cidade de São Paulo. O principal objetivo é compreender como a juventude negra e periférica mobiliza o trabalho em suas vidas e quais as formas de inserção utilizadas para lidar com expectativas e frustrações das experiências. Desemprego, falta (ou baixa) qualificação dificultam lidar com dinamismo do mercado de trabalho, buscando também olhar para os estudos juntamente com a ideia de estudar, desses jovens como forma para assim uma possível de compreender os desafios enfrentados por esses jovens.
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    Mediação da informação em bibliotecas do SisEB: o jogo de xadrez como possibilidade para a apropriação da informação
    (2022) Cafazzi, Thais Peçanha; Scapechi, Wanderson
    Considerando ampliar a reflexão acerca das formas variadas de atuação do profissional bibliotecário e dos suportes de informação que este pode usar no processo de mediação da informação para além dos livros, contribuindo, dessa forma, para a literatura das áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pretende-se identificar se o suporte de caráter lúdico representado pelo jogo de xadrez, pode contribuir para a apropriação da informação no contexto das práticas da mediação da informação desenvolvidas em bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Objetiva-se caracterizar o jogo de xadrez como suporte de informação lúdico; mapear seu uso em atividades de mediação da informação nas Bibliotecas Públicas Estaduais de São Paulo; além de identificar e discutir acerca da apropriação da informação no contexto da mediação da informação. Para tanto, procede-se ao levantamento bibliográfico em bases de dados das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Infoeducação, configurando esta pesquisa como exploratória. Para a coleta de dados, análise e compreensão no que concerne o processo de apropriação da informação por parte dos participantes das oficinas/atividades enxadrísticas realizadas por bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, realizou-se uma pesquisa de campo para interrogar, por meio de um questionário, uma amostra desses participantes, independentemente do nível de jogo, gênero ou idade. Desse modo, observa-se que ≈ 93,33% dos indivíduos consideram sua participação nas atividades enxadrísticas uma experiência de aprendizado, por permitir que se apropriassem de técnicas, teorias e da própria prática do xadrez, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais. No entanto, a maioria dessas atividades é mediada por profissionais do xadrez e não por bibliotecários. Além do jogo possibilitar ao praticante fazer relação com outros saberes, a mediação por meio desse suporte os incentivou a procurar mais conhecimentos sobre o xadrez e, em alguns casos, continuar frequentando as atividades enxadrísticas nas bibliotecas do referido Sistema. As informações coletadas foram analisadas de forma qualitativa, quantitativa e, posteriormente, em conjunto com os materiais bibliográficos sistematizados, o que nos permite inferir que, ao ser utilizado como suporte de informação lúdico nas práticas de mediação da informação, o jogo de xadrez, a partir de uma linguagem específica e própria, que necessita da leitura e interpretação, possibilita a apropriação da informação por parte dos seus praticantes. Além disso, percebe-se a necessidade de o profissional bibliotecário atuar como protagonista nas práticas da mediação da informação, dado a sua importância para o seu fazer biblioteconômico, se apropriando de vários suportes e linguagens para tanto.
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    A preservação digital em acervos de jogos eletrônicos no Internet Archive
    (2022) Oliveira, Rafael Santana Bronse de; Rodrigues, Wellington Ferreira
    Versa sobre a preservação digital em acervos de jogos eletrônicos por intermédio de projetos de emulação para computadores e para fliperamas no Internet Archive. Evidencia-se pela literatura, que os jogos eletrônicos podem ser identificados como documentos arquivísticos digitais, estão atualmente presentes no ciberespaço, são suscetíveis às ameaças do ambiente digital e, por isso, são mídias que necessitam ser protegidas. Pretende-se avaliar de que maneira os esforços vigentes dirigidos à preservação de videogames na rede podem favorecer as demais iniciativas no sentido de conter os impactos ocasionados pela obsolescência tecnológica nos arquivos de jogos e na perda do conteúdo informacional, resguardando o seu registro histórico-cultural aos usuários. Para esse fim, foram consultadas fontes eletrônicas e bibliográficas, para a devida conceituação e para refletir a respeito do caráter arquivístico dos jogos, demonstrando a relevância desses projetos para a preservação digital dos videogames. O método empregado foi um estudo de caso de natureza básica, com finalidades exploratórias e descritivas, utilizando uma abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada com um roteiro para conduzir o diálogo com três profissionais de perfil pesquisador/técnico para obtenção dos dados. Descobriu-se que os projetos analisados contribuem para a manutenção das coleções históricas de títulos antigos, mas foram detectadas irregularidades no desempenho de alguns jogos. Portanto, infere-se que esses esforços necessitam aplicar medidas preventivas, estruturar procedimentos, estabelecer parcerias e agregar pessoal especializado para prosseguirem concedendo acessibilidade e salvaguardando a memória desses acervos à comunidade de jogadores na rede.
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    A bola é delas: As mulheres que preservam a história no Museu do Futebol e os desafios da gestão de uma equipe multidisciplinar
    (2022) Ariani, Andrea; Valls, Valéria Martin
    Além da gestão da informação, a Biblioteconomia também preza pelo suporte e bom atendimento a um pesquisador ou consulente de bibliotecas, arquivos, centros culturais e museus. Também tem como característica formar, especialmente nessas instituições, equipes com profissionais de várias áreas do conhecimento para colaborar em conjunto na gestão do acervo. Com base nessa multiplicidade da profissão, esta pesquisa procurou unir esporte, questão de gênero, representatividade e responder: como é feita a gestão participativa e inclusão de mulheres em uma instituição de memória? Para fazer essa junção de temas e análises, foi escolhida a equipe que ajudou a formar e atualmente compõe o CRFB -Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, em São Paulo. A metodologia utilizou três tipos de análise: a realização de entrevistas com os colaboradores, levantamento bibliográfico e uma complementar pesquisa de campo com estudo exploratório-descritivo na exposição temporária "Contra Ataque! As mulheres do futebol", realizada pelo Museu do Futebol em 2019. Com os dados apurados e o suporte teórico de pesquisadores e estudiosos da área, o histórico de ativistas, bibliotecárias e museólogas mostrou que, historicamente, ações e projetos foram e são desenvolvidas em busca da igualdade de gênero em vários setores da sociedade, bem como nos esportes e espaços de cultura. Foi possível também constatar que, apesar de alguns avanços e iniciativas, a busca por representatividade nas instituições, mesmo nas mais inclusivas, tanto como tema de exposições como na liderança e gestão, ainda tem um caminho longo a percorrer e conquistar em busca de equidade.
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    Mapeando as origens do acervo: panorama de ex-líbris do acervo digital da Biblioteca Brasiliana USP
    (2022) Braz, Iara Vasconcelos; Gomes, Winderson Jesus
    Considerando a importância de uma biblioteca detentora de uma coleção especial de obras raras conhecer a história da formação do seu acervo por meio das marcas de proveniência existentes nos exemplares, possibilitando pesquisas sobre as formas de uso do livro, aspectos culturais e sociais da época em que foram produzidas, além de estabelecer conexões com outros acervos, objetiva-se apresentar os ex-líbris dos livros da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo que foram digitalizados e estão disponíveis no acervo digital da instituição. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica visando aprofundar a compreensão teórica do tema, bem como uma pesquisa documental por meio de coleta de dados na referida biblioteca digital. Foi feito o levantamento desses ex-líbris, considerando uma amostragem de 500 livros publicados no período de 1521 até 1900, a fim de se ter um panorama do que existe no acervo digital, bem como foi verificada a existência da referência sobre as marcas nos respectivos dados do catálogo. Desse modo, foram encontrados 496 ex líbris no total, de 43 propriedades distintas. Por outro lado, em 111 livros consultados, não havia a marca de propriedade e, em apenas 18 registros do catálogo, havia a indicação da existência do ex-líbris no livro digitalizado. Tal resultado indicou a necessidade de inserir no catálogo as informações relativas à proveniência, a exemplo de outras instituições, para uma melhor gestão e difusão da coleção. Concluiu-se que, com o levantamento, foi possível resgatar uma variedade de ex-líbris do acervo, que propicia a realização de muitas pesquisas a partir deles, e de ações culturais na própria biblioteca com o uso das marcas.
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    A perspectiva memética: uma abordagem evolutiva da informação
    (2022) Sambinelli, Tatiana; Franco, Angela Halen Claro
    Análogo aos genes, os memes enquanto unidades de transmissão da informação são responsáveis pela propagação de ideias e evolução cultural ocorridas no interior da infoesfera. Considerando a necessidade de se discutir o cenário informacional contemporâneo, investigamos os mecanismos de transmissão da informação com base no campo de estudo da Memética. Objetivamos caracterizar as possíveis colaborações entre a perspectiva Memética e a Ciência da Informação, descrevendo a difusão informacional através da analogia dos memes enquanto replicadores de ideias; apresentando diferentes formas de se compreender a informação; e identificando pontos de convergência entre as disciplinas, ao explorar a dinâmica do ambiente digital. Para tanto, procedemos por meio da busca e coleta de dados bibliográficos e análise qualitativa, explorando aspectos teóricos e conceituais do objeto de pesquisa. Desse modo, estabelecemos comparações entre os paradigmas e tempos da Ciência da Informação e os pressupostos da Memética a respeito do sujeito, da cognição e do valor semântico da informação; a disseminação da informação nas redes sociais e os componentes que influenciam a capacidade de alcance dos memes; e o papel da competência informacional na seleção dos memes. Identificamos que o modelo memético pode contribuir para a rastreabilidade da informação propagada nas redes, através de elementos como a permanência temporal, a agilidade replicativa e a semelhança de cópia.

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