Anais dos Seminários de Pesquisa FESPSP
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Navegando Anais dos Seminários de Pesquisa FESPSP por Autor "Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo"
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Item Breves apontamentos sobre a condução do 1º plano municipal de segurança alimentar e nutricional(2022) Gomes, Daniel Perez; Mott, Veridiana; Hotimsky, Sonia Nussenzweig; Fundação Escola de Sociologia e Política de São PauloAnte o retorno do Brasil ao Mapa da Fome, tem-se como ponto de partida a problemática da fome e busca-se apresentar um breve histórico das políticas de segurança alimentar no Brasil a nível federal. Parte-se, então, para a descrição da política de segurança alimentar do município de São Paulo, observando seus desdobramentos e seu 1o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), aprovado no final da gestão Haddad e implementado no período 2016-2020, durante a gestão João Doria/Bruno Covas. Analisa-se as atas da CAISAN e da COMUSAN, percebendo o funcionamento da intersetorialidade e a proposta de atuação integrada entre esses órgãos. Conclui-se que não houve monitoramento em relação ao processo de implementação do 1o PLAMSAN e, com o fim de sua vigência, no final de 2020, as políticas de segurança alimentar da cidade aparentam ter um caráter mais assistencialista e menos transversal, como inicialmente.Item Letramento digital do público infanto-juvenil da biblioteca da Fábrica de Cultura do Jaçanã(2023) Flores, Gabriel Garcia Nunes; Franco, Angela Halen Claro; Fundação Escola de Sociologia e Política de São PauloConsiderando que as desigualdades sociais afetam a interação das pessoas com as tecnologias da informação e comunicação, pretendeu-se analisar a maneira como estas tecnologias são usadas pelo público infanto-juvenil da biblioteca da Fábrica de Cultura do Jaçanã na cidade de São Paulo. Para tanto, buscou-se verificar como e se as tecnologias da informação e comunicação satisfazem as necessidades informacionais do público, comparar o cenário presenciado com os objetivos das Fábricas de Cultura, e entender se a desigualdade digital se manifesta na região da biblioteca. Optou-se como procedimentos metodológicos pela pesquisa descritiva e exploratória, de caráter bibliográfico e documental, e pela pesquisa de campo com o público da biblioteca de 9 a 17 anos, utilizando a observação e a entrevista semidirigida, sendo os dados analisados de forma qualitativa. As entrevistas obtiveram dados qualitativos sobre as respostas de cinco entrevistados que demonstraram a diversidade de interesses, necessidades e formas de comunicação do público. Pode-se perceber a exclusão digital como fenômeno indivisível das exclusões sociais, a necessidade de pesquisas guiadas por um recorte regional e o papel da competência informacional na compreensão e aplicação de informações e conhecimentos, habilidades importantes para a formação do letramento digital.