Navegando por Autor "Franco, Angela Halen Claro"
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Item Fake news e as redes sociais online: disseminação de notícias falsas na internet(2022) Barbosa, Heloisa Lopes; Franco, Angela Halen ClaroConsiderando a necessidade de entender o porquê das redes sociais serem ambientes propício para a disseminação de fake news, objetiva-se a exposição do significado de desordem informacional (desinformação, informação incorreta e má informação) e fake news, a identificação das características das duas redes sociais mais acessada no Brasil (Facebook e YouTube), assim como mapear os recursos que fortalecem a disseminação de fake news nas redes sociais online. Para tanto procede se por pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Observamos que diversos mecanismos das redes sociais online oferecem facilidades para que as fake news sejam espalhadas no ambiente online. As interações nas redes sociais alimentam os algoritmos de inteligência artificial, para que dessa forma as páginas das redes sociais adquiram a personalização conforme o comportamento do usuário e o mantenha dentro de uma bolha de informações que são de seu interesse, o impossibilitando de consumir conteúdos que são contrários a sua ideia. Através disso podemos concluir que as redes sociais possuem mecanismos que facilitam a circulação de fake news nas redes sociais.Item A perspectiva memética: uma abordagem evolutiva da informação(2022) Sambinelli, Tatiana; Franco, Angela Halen ClaroAnálogo aos genes, os memes enquanto unidades de transmissão da informação são responsáveis pela propagação de ideias e evolução cultural ocorridas no interior da infoesfera. Considerando a necessidade de se discutir o cenário informacional contemporâneo, investigamos os mecanismos de transmissão da informação com base no campo de estudo da Memética. Objetivamos caracterizar as possíveis colaborações entre a perspectiva Memética e a Ciência da Informação, descrevendo a difusão informacional através da analogia dos memes enquanto replicadores de ideias; apresentando diferentes formas de se compreender a informação; e identificando pontos de convergência entre as disciplinas, ao explorar a dinâmica do ambiente digital. Para tanto, procedemos por meio da busca e coleta de dados bibliográficos e análise qualitativa, explorando aspectos teóricos e conceituais do objeto de pesquisa. Desse modo, estabelecemos comparações entre os paradigmas e tempos da Ciência da Informação e os pressupostos da Memética a respeito do sujeito, da cognição e do valor semântico da informação; a disseminação da informação nas redes sociais e os componentes que influenciam a capacidade de alcance dos memes; e o papel da competência informacional na seleção dos memes. Identificamos que o modelo memético pode contribuir para a rastreabilidade da informação propagada nas redes, através de elementos como a permanência temporal, a agilidade replicativa e a semelhança de cópia.Item Políticas públicas de informação e inteligência coletiva: os desafios e as possibilidades para a democratização da informação(2019-01) Franco, Angela Halen Claro; Carvalho, Angela Maria Grossi; Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da CostaO paradigma social da informação apresenta desafios múltiplos para o tempo do conhecimento interativo da Ciência da Informação, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento da inteligência coletiva nos ambientes digitais. Nesse contexto, a inteligência coletiva se manifesta como proposta que visa o aproveitamento das habilidades individuais em prol do desenvolvimento de um Espaço do saber. A dotação de infraestrutura tecnológicas e competências digitais para a inserção dos indivíduos nesse espaço requer a instauração de políticas públicas eficientes para a área da informação. Sendo assim, por meio da análise exploratória e descritiva, pretende-se aproximar as políticas de informação à inteligência coletiva. Observou-se que os ideais de democratização da informação são comuns aos dois campos, e que a definição de políticas públicas de informação consistentes é alternativa viável para a realização do Espaço do saber e, por conseguinte, para a valorização da inteligência coletiva