Do Leite Moça ao cigarro: a sedutora indústria de produção de desejos
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do processo de construção da realidade a partir da articulação entre conceitos das Relações Públicas, da Sociologia e da Psicanálise. Para isso, foram analisadas duas campanhas desenvolvidas por grandes empresas - Nestlé e Lucky Strike - que tiveram êxito em promover mudanças de comportamento em seus públicos-alvo a partir do engendramento de desejos. Com isso, identificou-se que é possível criar conexões profundas com os sujeitos a fim de influenciar comportamentos e modos de pensar. Por fim, o artigo propõe uma reflexão a respeito de como tais estratégias poderiam ser utilizadas de maneira justa e ética para promover causas sociais por meio da Comunicação de Causas.
Palavras-chave
| relações públicas | | Sociologia | | Psicanálise | | realidade | | desejo | | pulsão | | causas sociais | | comunicação de causas |