Pré-campanha eleitoral no Facebook: ações de candidatos a prefeito em pequenos municípios paulistas

Resumo

A liberação jurídica para realização de pré-campanha fez com que partidos e políticos iniciassem cada vez mais cedo o debate sobre diferentes temas e a construção de uma malha comunicacional nos sites de mídias sociais com foco nas eleições. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o uso desses sites por pré-candidatos em pequenos municípios paulistas, a fim de verificar a rede mais usada, indícios de marketing político e de elementos construtivos de identidade e para gerar interação com o público online, como indica a literatura. O material coletado entre janeiro e agosto de 2020 aponta a existência de uma estratégia de marketing político capaz de gerar interação e construção de público no Facebook, ou seja, as estruturas partidárias se mobilizam em pequenas cidades para atribuir e criar a identidade dos candidatos, agregar valor e validar a candidatura ao poder executivo municipal também por meio de sites de mídias sociais.


Descrição

Citação

Damasceno, Marcelo Simões. Pré-campanha eleitoral no Facebook: ações de candidatos a prefeito em pequenos municípios paulistas. 2022. 19 p. Artigo científico (Anais Seminários FESPSP) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo.

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