Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/238
Title: Inspirações biblioteconômicas: ideias para aproximar as bibliotecas de suas comunidades
Authors: Lima, Aldenira da Costa
Terlizzi, Laura Cielavin Machado
Ferreira, Micheline
Valls, Valéria Martin
Keywords: Inovação
Bibliotecas em comunidade
Ações em bibliotecas
Issue Date: 22-Mar-2021
Abstract: Discutiu-se a respeito das potencialidades das bibliotecas contemporâneas, enquanto equipamentos culturais, tendo como objetivo apresentar ações que as bibliotecas têm desenvolvido para ressignificarem-se e inspirarem as suas comunidades. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizando-se no âmbito teórico, com base em revisão de literatura da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Partiu-se de um breve panorama da história das bibliotecas sobre o qual incidiram três perspectivas: perspectiva da preservação e conservação do acervo; perspectiva do acesso, difusão ou mediação da informação e perspectiva da construção de conteúdo. Realizou-se um levantamento bibliográfico de autores e instituições oficiais como a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) que problematizam o papel da biblioteca na atualidade. Tal levantamento fundamentou a construção de parâmetros para a composição de uma lista não exaustiva de bibliotecas que ampliaram seu escopo de atuação usual de organização da informação, servindo de inspiração para atividades biblioteconômicas na contemporaneidade. Constatou-se que, independentemente do momento histórico, as bibliotecas sempre atrelaram suas atividades às comunidades com as quais se vinculavam e às necessidades mais pungentes de seu tempo histórico. Percebeu-se que as bibliotecas não têm subtraído de si suas funções de preservação e organização, mas têm acrescido, em nosso tempo, o papel de construir bibliotecas não para as comunidades, mas das comunidades.
URI: https://repositorio.fespsp.org.br/handle/123456789/238
Appears in Collections:Docentes

Show full item record Recommend this item


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.