X Seminário de Pesquisa (2021)
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A temática que norteou o 10º Seminário de Pesquisa e Extensão da FESPSP foi "Educação Superior e Sociedade para um mundo em reconstrução".
O tema sintetiza uma questão mais ampla que envolve a Educação Superior e a sociedade, em suas mais diversas organizações, para a reconstrução das condições sociais, políticas, econômicas e culturais no pós-pandemia de Covid 19.
Evento realizado de forma online entre os dias 16 à 19 de novembro de 2021.
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Navegando X Seminário de Pesquisa (2021) por Autor "FESPSP"
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Item A atuação do bibliotecário em startups: um panorama sobre as competências necessárias(2021-11) Silva, Daniela Luciana da; Valls, Valéria Martin; FESPSPConsiderando a necessidade de identificar possibilidades de atuação além das áreas tradicionais e o reconhecimento das competências desenvolvidas pelo bibliotecário durante a sua formação e o que é exigido pelo mercado de trabalho, com foco em áreas não tradicionais objetiva-se verificar se as competências do bibliotecário podem ser utilizadas em startups e analisar caminhos para ocupá-las através da conceituação do que é uma startup e apresentação de um panorama para descrever esse tipo de negócio; identificação das competências do bibliotecário aplicáveis a atuação em startup; e descrição das trajetórias de carreira de bibliotecários atuantes em startups. Para tanto, procede-se a uma pesquisa de natureza básica com caráter exploratório. Desse modo, observa-se que o bibliotecário está apto a atuar em ambientes tais quais as startups desde que entenda que é necessário ir além da formação técnica, o que permite concluir que o bibliotecário deve aprender também a se apresentar, demonstrando o que é capaz de fazer para que, cada vez mais, seja notado e lembrado por suas competências e quebrando o estereótipo que assombra a profissão.Item A COVID-19 e os efeitos da crise federativa brasileira(2021-11) Del Ben Neto, José; Nozaki, William Vella; FESPSPO estudo busca compreender de que forma a crise do federalismo brasileiro, intensificada no combate à COVID-19, inflamou a desestabilização das relações entre os poderes republicanos. Para tanto, aprofunda a compreensão das características desta crise, assim como da relação entre a descoordenação que lhe é resultante e a instabilidade republicana. Utilizando de abordagem qualitativa e indutiva inspirada na análise histórico-narrativa construída por Abrucio et al. (2020), examina as principais narrativas presentes na dinâmica federativa nacional entre junho de 2020 e 13 de abril de 2021, empregando um foco analítico especial às relações entre o governo federal e o governo paulista. Para isso, realiza análise documental de normativas governamentais, documentos do Legislativo, de instituições de controle e justiça, assim como da cobertura da mídia. Conclui que a crise federativa atual pode ser caracterizada, em primeiro lugar, por uma postura federal de confronto político direto e de desobrigação de sua responsabilidade sobre a coordenação nacional. Além disso, esta postura, unida ao agravamento do quadro sanitário, acaba por elevar a pressão por respostas subnacionais, estimulando a ampliação do protagonismo e da cooperação de estados e municípios. Entretanto, o protagonismo subnacional sozinho não é suficiente para responder aos efeitos da pandemia, razão pela qual os poderes Legislativo e Judiciário se viram até certa medida impelidos a se contrapor ao projeto federativo do governo federal para o enfrentamento à COVID-19.Item A dependência e a uberização no contexto brasileiro(2021-11) Santos, Henrique Adamoli Gomes dos; FESPSPO seguinte trabalho tem por finalidade apresentar uma discussão sobre as problemáticas da uberização no Brasil a partir da Teoria Marxista da Dependência. Assume-se no preste artigo como pressuposto teórico a existência de uma umbilical conexão entre o regime econômico, político e social dependente brasileiro, a partir da superexploração, e a uberização do trabalho evidenciada nos últimos anos, sobretudo na Europa e Estados Unidos. Dessa forma, tal pesquisa faz-se extremamente relevante para a compreensão de uma conjuntura candente da contemporaneidade brasileira e, além disso, retoma uma bibliografia teórica ainda pouco desenvolvida para tal análise, sendo uma tentativa de inovação no debate sociológico nacional e internacional presente até então.Item Análise terminológica das competências profissionais do bibliotecário contemporâneo(2021-11) Gravina, Roberta Amaral Sertório; Lima, Vânia Mara Alves; FESPSPEste trabalho tem como objetivo apresentar as etapas da pesquisa, em andamento, que pretende analisar terminologicamente as competências profissionais do bibliotecário exigidas pelo mercado de trabalho contemporâneo, para que este possa vislumbrar um perfil profissional de maior empregabilidade a partir da análise e reunião das aptidões, habilidades e conhecimentos necessários – tanto no âmbito técnico quanto no comportamental (soft e hard skills) – em um glossário terminológico, que possa lhe servir de material de consulta e referência na continuidade do pleno exercício de suas atividades frente às atuais e constantemente variáveis necessidades sócio corporativas relacionadas à organização de dados, informações e conhecimentos. A metodologia empregada, parte do levantamento bibliográfico acerca do conceito de informação, das áreas de atuação no mercado de trabalho informacional e do fazer terminológico para a realização de uma análise aplicada das suas competências profissionais, a partir da utilização da técnica de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com aplicação de protocolo adaptado para tal finalidade e elaboração de modelo próprio de ficha de coleta de dados para a definição dos termos.Item As estratégias das transnacionais no espaço brasileiro: um estudo de caso da empresa Pirelli(2021-11) Sousa, Enilson Silva; FESPSPEm um mundo globalizado as transnacionais desenvolvem estratégias de expansão no espaço a fim de buscar melhores oportunidades para atender às suas demandas, ampliando tanto a dispersão de suas filiais pelo globo, em especial nos países em desenvolvimento, quanto ao acúmulo de capital. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de expansão da empresa Pirelli no território brasileiro. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado consultas e pesquisas no site oficial da empresa Pirelli no Brasil, levantamentos bibliográficos e fichamentos. O artigo foi resultado, também, das discussões feitas durante as aulas de Geografia Econômica II, na UEFS, em 2016. Para o trabalho foi fundamental o embasamento teórico conceitual, balizado pelos teóricos: Andrade (1998); Arruda, Rossi e Rennó (2012); Bedin (2001); e Pirelli (2009, 2010 e 2011); Trindade (2009); e dentre outros. O nosso propósito neste artigo foi enfatizar as formas de atuação e as estratégias de expansão realizada pela Transnacional Pirelli no território brasileiro, bem como suas características, influências e contribuições. Entretanto as transnacionais criaram e se apropriaram das mais diversas redes em que constitui a base para o sistema produtivo, a economia funcionar, como também da própria organização da sociedade.Item Ativos e alienação de imóveis em ambiente regulatório: um estudo de caso no setor de saneamento básico(2021-11) Dias, Rodrigo Antonio; FESPSPO trabalho pretende aprofundar a compreensão acerca da regulação e dos ativos no setor de saneamento básico, cuja importância para a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico do país é crucial. A boa gestão de ativos regulatórios é fundamental para o devido reconhecimento tarifário dos investimentos realizados pelos prestadores de serviço, o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e a modicidade tarifária. O objetivo é apresentar a influência dos ativos e de suas valorações para a remuneração regulatória e verificar a importância da alienação de imóveis sem uso administrativo operacional para operadores, poder concedente e consumidores. Ao final, são apontadas boas práticas e eventuais melhorias para os processos de gestão de ativos da operadora objeto desta pesquisa, que poderão ser adotadas, considerando as diversas realidades, por outros prestadores de serviços de saneamento básico.Item Autogestão na extensão popular: experiências do Coletivo Caetés em territórios de luta por moradia(2021-11) Jacon, Luís Gendler; Martins, Matheus Henrique; FESPSPA extensão popular é, para além de um dos pilares que compõem a universidade, um processo de atuação em territórios de vulnerabilidade social desenvolvido por agentes que se colocam criticamente frente a essa realidade vislumbrando possibilidades de superá-la. Um dos pontos fundamentais dessa atuação é o fortalecimento e construção de formas de autogestão da população, objetivando a construção de um poder popular e o fortalecimento das lutas sociais. O Coletivo Caetés, grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, insere-se em territórios de luta por moradia com essa perspectiva, alinhado a movimentos sociais e buscando, por meio de seu métier, engendrar experiências baseadas nos princípios da autogestão, não-alienação e emancipação. Tal objetivo, que tem como fundamento histórico as diversas experiências de autogestão ocorridas no Brasil desde os alunos 1970, em especial no período de redemocratização e nas chamadas prefeituras democrático-populares, encontra diversos desafios frente ao momento de crise democrática e intensificação do neoliberalismo e da contradição capital/trabalho, que além de aguçar a pauperização da população mais pobre - sobretudo no atual contexto pandêmico -, também aumenta a fragmentação do ser social e dificulta a constituição de sujeitos políticos. Tais contradições são exploradas neste artigo à luz de duas experiências enfrentadas pelo Caetés em distintas ocupações, nos municípios de Cajamar e São Paulo, durante o ano de 2021.Item Corpos dóceis: a nova economia e os desafios da cultura organizacional(2021-11) Pileggi, Jennifer Aline do Lago Souza; Vieira, Wellington Fernandes; FESPSPOs impactos causados pela pandemia de Covid-19 transformaram as dinâmicas de produção nos mais diversos players da economia. Desta forma, os produtos e serviços que puderam ser remanejados para o cenário remoto, foram feitos de maneira forçada e não planejada, levando a rotina organizacional para dentro dos lares dos trabalhadores, de modo que a produção não fosse estancada. Dado este conflito, é essencial primeiramente compreender a adaptação posta à organização, que precisa enfrentar o rompimento de fronteiras proposto no exercício da nova economia, bem como o aumento exponencial de desafios, levando em consideração a ressignificação da concorrência, uma vez que a caracterização do fornecedor e do profissional especializado não precisa mais de um endereço comercial para se posicionar no mercado. Exemplo desta mutação são as lojas virtuais que ganharam larga proporção em redes sociais. Compreendido este cenário, podemos avançar para a centralidade deste ensaio, que é o impacto causado sobre o trabalhador que é remanejado de seu ambiente de trabalho para desempenhar suas funções em seus lares, que muitas vezes não estão preparados para suportar tal necessidade.Item De Moema a Marsilac: uma análise crítica sobre os impactos das políticas econômicas adotadas durante a pandemia de COVID-19(2021-11) Santos, Ágata Lima dos; Silva, Hanna Suanne de Oliveira; Taddeo, Ligia Bernandi; FESPSPO presente trabalho busca lançar luz sobre os impactos materiais das políticas econômicas adotadas durante a pandemia de COVID-19 nas vidas das populações de dois bairros da cidade de São Paulo: Marsilac e Moema. Respectivamente, esses distritos representam as menores e as maiores rendas familiares médias per capita da Zona Sul da capital paulista. Usando a perspectiva da Economia Política da Cidade como guia, o trabalho realiza uma análise conjuntural e bibliográfica, apontando os limites da ortodoxia - agenda utilizada e disseminada na esfera estadual e federal -, para lidar com a crise humana e de saúde provocada pelo coronavírus. Além de um levantamento de dados para a compreensão da atual infraestrutura social, política e econômica destes bairros, e como a política econômica ortodoxa impacta a vida material das classes baixas e médias da população. O trabalho, igualmente, busca trazer proposições que permitam ir em direção a soluções que recuperem uma dinâmica econômica de promoção da dignidade e o diminuição das desigualdades.Item Direito à cidade: o impacto da especulação imobiliária na desigualdade social(2021-11) Oliveira, Cristina da Silva; Siqueira, Douglas Murilo; FESPSPA presente pesquisa tem por objetivo analisar o panorama histórico da especulação imobiliária na cidade de São Paulo e correlacionar esta prática ao aumento da desigualdade social. Visando compreender os mecanismos estabelecidos pela política-econômica neoliberal, que leva a população mais pobre a níveis cada vez mais altos de periferização e endividamento. Sabe-se que o maior problema das grandes cidades se relaciona com a moradia, não só a habitação em si, mas o todo que envolve a ideia de viver com bem-estar, nisto está incluso a mobilidade, a segurança, a educação e o lazer, portanto, numa megalópole como São Paulo, que tem mais de 1,5 milhão de km², o local onde se vive é de primeira importância. No entanto, são muitos os vieses políticos e econômicos que levam a população pobre a conviver com a insegurança habitacional. Ademais, a estratégia político-econômica de congelar os investimentos por 20 anos nas áreas da Habitação, Saúde e Educação, não contribuem para que este problema seja solucionado. Portanto, cabe investigar, a quem interessa o aprofundamento da desigualdade. Esta investigação será realizada por meio de uma pesquisa descritiva, aportando referenciais teóricos, bibliográfico e documental, que elucidem o problema de pesquisa em questão.Item Entre a homogeneização e a valoração da diversidade: a complexidade das práticas culturais gestadas por Mário de Andrade(2021-11) Dantas, Ana Carolina Marinho; Hotimsky, Sonia Nussenzweig; FESPSPO trabalho busca compreender a ambivalência e complexidade das ações gestadas por Mário de Andrade durante a chefia do Departamento de Cultura de São Paulo e suas repercussões no imaginário nacional. Para tanto, utilizou-se de fontes bibliográficas e documentais, com ênfase nos Anais do Congresso da Língua Nacional Cantada, que buscava a padronização da pronúncia nas artes do palco, instituindo o sotaque carioca como o padrão a ser difundido e adotado. Conclui-se que algumas práticas do Departamento foram responsáveis pela produção de desigualdades ao normalizar, por exemplo, a busca pela padronização do sotaque e promover uma identidade nacional a partir da assim considerada neutralidade do eixo Rio-São Paulo.Item Gig economy: perspectivas na pandemia do COVID-19(2021-11) Mendonça, Arthur Lamounier; FESPSPA crise causada pela pandemia do COVID-19 apresenta-se como nenhuma outra na história recente. A pandemia acelerou a transformação digital. Em particular, a necessidade de conectividade tecnológica para substituir as interações físicas entre os consumidores e provedores. O conceito de gig economy passou a ser mais difundido na atualidade. A economia on-demand tem muitos sinônimos ou conceitos associados, incluindo o acesso, o compartilhamento ou a economia colaborativa. A definição escolhida para esses modelos de gestão financeira cobre uma ampla gama de iniciativas populares, incluindo Airbnb, BlaBlaCar e Uber. Os trabalhadores das plataformas digitais que não cumpram as condições determinadas pelas empresas, ou seja, estar ativo e conectado nos aplicativos, são removidos dos resultados da pesquisa, nesse sentido é improvável que receba qualquer trabalho. A digitalização e a flexibilidade podem confundir as fronteiras entre o trabalho e a vida privada, ao custo de tempo privado. Este estudo pautou-se na revisão bibliográfica, concomitantemente com o método dedutivo, o que possibilitou fazer um paralelo entre os pontos positivos e negativos da gig economy e suas repercussões no âmbito socioeconômico. Logo, demonstraremos como estas tendências econômicas podem se converter em um modelo de plataforma digital sustentável, cooperativista.Item Que professor formar para uma nova geografia escolar?(2021-11) Sousa, Enilson Silva; Faria, Marcelo Oliveira de; FESPSPAs licenciaturas têm convivido com cenários complexos para o desenvolvimento de seu trabalho que podem variar de desvalorização do ensino, infraestrutura precária, desinteresse pelas disciplinas, violência escolar, entre outros problemas. Investigar o espaço escolar e, sobretudo a formação de professores torna-se um excelente meio de compreender e de refletir sobre a prática docente. Contudo, o processo de ensino é visto como um passo linear e justaposto da teoria à prática. Considerando esse contexto, a problemática desta pesquisa pode ser redigida da seguinte maneira: Qual formação de professores é importante para o professor ativo na geografia escolar? Complementarmente e considerando as intencionalidades e os objetivos da Geografia escolar: Que professor preciso formar para que ele participe do contexto da escola? Diante disso, essa análise não poderia ser basicamente empírica (baseada em observações e sensações), essa deve ser pensada em um diálogo à luz de teorias que embasem nossos pensamentos, afim de que, sejam ressignificados, possibilitando possíveis transformações na atual realidade. Essas teorias que fortalecem esse texto são as aprendidas em sala de aula no curso de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, e principalmente nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Geografia I, II, III e IV sobre: ensino e aprendizagem, metodologia do ensino, didática, cultura, formação de professores, entre outros. Sendo assim, o trabalho realizado em determinada escola foi muito prazeroso e enriquecedor, pelo fato de conhecer a realidade escolar e uma parte da rotina dos professores. Contudo, participar da rotina deste último foi fundamental para a desconstrução de vários mitos construídos e que alimentamos durante a passagem pela Universidade. Assim, durante o processo de regência e observações das aulas possibilita visualizar, conhecer, e vivenciar as práticas pedagógicas, conteúdo, a realidade do professor e aluno e quais meios o docente lança mão para alcançar seus objetivos. Cabe salientar também que foi realizada uma análise da ementa do currículo do curso de Geografia da UEFS a fim buscar-se refletir no que consistir ser professor e qual a finalidade da formação docente para atuar na escola básica e da geografia escolar. No curso de Geografia da UEFS um dos pontos que buscam uma articulação entre a universidade são os estágios que propõem que os estudantes vivenciem a escola como lugar central para pensar os currículos escolares, tentando minimizar a distância e a dicotomia entre teoria e prática. A educação não está centrada no professor ou no aluno, ela está voltada para o ser humano e sua realização na sociedade. A escola se organiza no espaço não é para reproduzir a estrutura social vigente, mas para contribuir para transformar a própria sociedade. Pensar a formação de professores e sua articulação com a escola básica é uma tarefa árdua, porém deixa-se claro que um bom professor se faz com teorias, práticas e, sobretudo, pela ação reflexão, diálogo e intervenção, em busca constante de um saber teórico e prático. Paralelamente, a formação do professor depende das escolhas teóricas, filosóficas e metodológicas que direcionarão os futuros professores para o exercício profissional e da construção dos conhecimentos geográficos.Item Teletrabalho e autonomia do empregado na gestão de carga horária: perspectivas sobre o direito à desconexão(2021-11) Magatti, Maria Luiza Prestes; Takagi, Sarah Coube; FESPSPEm 2020, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, houve uma compulsiva migração dos trabalhadores para o regime de teletrabalho como medida preventiva, através do isolamento social, de contaminação. Apesar desta ter sido a razão primária da expansão do teletrabalho, logo a classe empregadora recebeu indicativos de que ofertar ao empregado o regime de teletrabalho poderia também ser rentável para ambas as partes, no entanto, a recente a legislação na Consolidação das Leis do Trabalho (BRASIL, 1943) nesse âmbito, deixa uma lacuna legislativa quanto o período de disposição do empregado ao empregador e tem efeitos negativos sobre a vida do trabalhador, necessitando de regulamentação, que falaremos sob a ótica do direito à desconexão.Item Uma análise introdutória do mercado de trabalho em Baturité - CE: o que os dados revelam?(2021-11) Oliveira, Cristiane Gonzaga; FESPSPEste texto é um recorte de uma pesquisa em andamento que visa compreender a relevância do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – campus Baturité para a inserção das juventudes no mundo trabalho. Então o tema formação para o mundo do trabalho e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é o que norteia este trabalho. Desta forma utiliza-se da análise do mercado de trabalho local, a partir dos dados da auferidos pelo programa do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS, 2020), para uma melhor compreensão desse contexto. Isso parte da constatação de que a maioria dos discentes do IFCE - campus Baturité não trabalhavam, o que foi possível através de pesquisa aplicada a estes alunos. Assim compreende-se empiricamente que estas pessoas procuram os Institutos para ingressarem ou se ma[n]terem no mercado de trabalho o que dialoga com o objetivo desse artigo que é o de analisar o mercado de trabalho de Baturité-CE.Item Uma biblioteca em cada escola: bibliotecários como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino Médio(2021-11) Oliveira, Nádia R. L. de.; FESPSPInvestiga a possibilidade de atuação de bacharéis em Biblioteconomia como docentes de itinerário formativo do Novo Ensino Médio que vise à implantação de bibliotecas em escolas. Para isso, as matrizes curriculares dos quatro cursos de Biblioteconomia oferecidos na cidade de São Paulo (pelas instituições FESPSP, USP, UNIFAI – presenciais – e CEUCLAR – a distância) foram comparadas com o organizador curricular do itinerário formativo de formação técnica e profissional do novo currículo paulista para o Ensino Médio. Nesta comparação, verificou-se que todas as disciplinas dos cursos têm relação com ao menos um dos quatro eixos estruturantes do itinerário técnico. Essa relação aponta que os bacharéis formados na cidade têm as competências necessárias para conduzir um itinerário técnico em escolas de Ensino Médio. Em seguida, para verificar o total de escolas que atendem ao segmento e poderiam ofertar um itinerário formativo desse tipo, foi realizado um mapeamento das bibliotecas escolares nas instituições de Ensino Médio do município, por meio de análise documental do Censo Escolar 2019. Após tratamento estatístico, os dados revelaram que pouco mais de um terço das escolas de Ensino Médio do município conta com bibliotecas escolares. O cruzamento dos dados sobre as bibliotecas escolares com as regiões, prefeituras regionais e distritos da capital paulista revelou uma concentração das unidades informacionais na rede privada e nas regiões central e Oeste da cidade, o que denota maior necessidade de implantação de bibliotecas nas escolas públicas das zonas Norte, Leste e Sul da capital. Assim, conclui-se que em cerca de dois terços das escolas de Ensino Médio de São Paulo (SP) bibliotecários poderiam aplicar um itinerário formativo de implantação de bibliotecas.