Pós-graduação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pós-graduação por Autor "Almeida, Rodrigo Estramanho de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O conceito de nação no pensamento social brasileiro(2021) Mide, Luiz Gustavo Lopez; Almeida, Rodrigo Estramanho deO presente artigo tem como objetivo estudar como o pensamento social brasileiro ao longo dos séculos tratou da “questão nacional”, isto é, o arcabouço teórico, os caminhos, e os resultados alcançados por aqueles que se propuseram a pensar e, de alguma maneira, a definir a nação brasileira. Nação é um conceito deveras recente no pensamento social, remota ao século XIX, com o surgimento dos Estados Modernos, para além de ser muito amplo e de difícil definição fechada. O conceito, que partiu inicialmente de uma noção eurocêntrica de sociedade, atravessou oceanos e virou questão premente em todo o mundo. Não foi diferente no caso brasileiro, que desde pelo menos sua Independência em 1822 passou a ter como uma das pautas do pensamento político e social a pendência na nação em uma terra onde já se encontrava estabelecido em alguma medida o Estado. A pendência da nação brasileira, embora sempre presente, foi aprofundada com maior cuidado em dois momentos específicos, quais sejam, o período imperial, sobretudo entre 1830 e 1870, com o movimento do romantismo, e a primeira metade do século XX, mais especificamente durante o período conhecido como Era Vargas (1930-1945). O que se nota é que a identidade nacional e a nação brasileira cunhada nesses dois períodos teve forte imposição “de cima para baixo”, atendendo tanto a interesses de uma elite nacional quanto a interesses do próprio Estado, reforçando desigualdades e implicando a exclusão de elementos sem os quais não é possível que o Brasil se estabeleça enfim como uma nação. Reflexo disso é a concepção de conceitos de nação que, por excelência, são artificiais, inacabados, mantendo-se a “questão nacional” premente e a falta de sua conclusão sentida na vida cotidiana social e política brasileira.Item Do Leite Moça ao cigarro: a sedutora indústria de produção de desejos(2021) Nurchis, Giovana Bianchi; Almeida, Rodrigo Estramanho deEste artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do processo de construção da realidade a partir da articulação entre conceitos das Relações Públicas, da Sociologia e da Psicanálise. Para isso, foram analisadas duas campanhas desenvolvidas por grandes empresas - Nestlé e Lucky Strike - que tiveram êxito em promover mudanças de comportamento em seus públicos-alvo a partir do engendramento de desejos. Com isso, identificou-se que é possível criar conexões profundas com os sujeitos a fim de influenciar comportamentos e modos de pensar. Por fim, o artigo propõe uma reflexão a respeito de como tais estratégias poderiam ser utilizadas de maneira justa e ética para promover causas sociais por meio da Comunicação de Causas.