Graduação
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Navegando Graduação por Autor "Mendes, José Mário de Oliveira"
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Item Acerto crítico: o RPG como prática de mediação de leitura num ambiente de biblioteca viva(2024) Tavares, Dell Helena de Abreu; Mendes, José Mário de OliveiraPensando no mestre de Role-Playing Game (RPG) como um mediador de leitura, que junto aos jogadores, desenvolvem histórias juntos em um ambiente que seja acolhedor, objetiva-se identificar como o RPG pode ser inserido como uma prática de mediação de leitura em um ambiente de biblioteca viva ao apresentar o contexto do RPG, seus sistemas e cenários e o conceito de biblioteca viva e mediação de leitura. Através da exploração bibliográfica e da aplicação de um questionário com mestres e jogadores, observa-se que o RPG já ocupa algumas bibliotecas, porém ainda existe uma parcela da sociedade que enxerga a biblioteca como um ambiente de silêncio e inadequado para práticas que vão além do texto escrito, o que permite concluir que as pessoas bibliotecárias precisam se juntar a comunidade para que a biblioteca seja ocupada por pessoas e não somente pelo acervo. O RPG pode ser uma prática de leitura que auxilia a tornar esse ambiente mais vivo.Item Biblioterapia em análise: tendências e ênfases temáticas nas produções acadêmicas brasileiras (2015-2024)(2024) Miguel , Ofélia Luna da Silva; Mendes, José Mário de OliveiraVisa construir um repertório de produções acadêmicas sobre Biblioterapia, indexadas na base de dados da Brapci, nos anais do CBBD e nos anais do SNBU, entre os anos de 2015 e 2024, utilizando conceitos da bibliometria. A pesquisa foi exploratória, qua-litativa e bibliográfica, com análise bibliométrica e estatística descritiva, utilizando o software WordSmith Tool 9.0 e a lei de Zipf. Os resultados mostram a construção do repertório de ênfases temáticas em Biblioterapia, a partir da análise de palavras mais frequentes e sua distribuição em categorias. Este processo não apenas mapeou as principais linhas de pesquisa sobre Biblioterapia no Brasil, mas também reforçou a importância de uma abordagem sistemática para organizar e disseminar o conheci-mento. Este repertório pode contribuir significativamente para o fortalecimento da prá-tica de Biblioterapia no Brasil, promovendo um diálogo mais amplo entre pesquisado-res e profissionais e incentivando o desenvolvimento de novas práticas e estudos na área. Embora a Biblioterapia tenha se mostrado um tema de interesse crescente, ainda há um longo caminho a ser percorrido para consolidar sua presença nas discus-sões nacionais da área de Biblioteconomia. A ampliação do número de estudos práti-cos, a formação de profissionais especializados e a promoção de parcerias internaci-onais são caminhos que podem contribuir para o fortalecimento desse campo de pes-quisa e para o aproveitamento pleno de seu potencial terapêutico e social.