Graduação
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Navegando Graduação por Autor "Rodrigues, Wellington Ferreira"
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Item A arquitetura da informação para avaliação de bibliotecas digitais: uma proposta de checklist(2024) Silva, Mariana Borges da; Rodrigues, Wellington FerreiraNo campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a Arquitetura da Informação é vista como uma área interdisciplinar onde a presença do bibliotecário é essencial. As bibliotecas digitais fazem parte da atuação do bibliotecário no mercado de trabalho, isso se deve ao fato da evolução da tecnologia e pelo uso expressivo da internet pela sociedade. A pesquisa apresenta os principais conceitos e verifica a possibilidade de elaboração de uma ferramenta de avaliação de bibliotecas digitais através dos sistemas da Arquitetura da Informação. Para isso, definimos como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Através dos sistemas da Arquitetura da Informação é possível elaborar um checklist de avaliação para bibliotecas digitais? O objetivo geral consiste em verificar a possibilidade da utilização da Arquitetura da Informação para avaliação de bibliotecas digitais. Os objetivos específicos consistem em apresentar os conceitos de bibliotecas digitais e da Arquitetura da Informação e seus sistemas; identificar a possível existência de metodologias para avaliação de bibliotecas digitais; e apresentar uma proposta de checklist para a elaboração de bibliotecas digitais através dos sistemas da Arquitetura da Informação. Os procedimentos metodológicos incluíram a análise de fontes primárias e secundárias. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica e documental baseada na revisão de literatura com o intuito de analisar a literatura existente sobre o tema. Os dados bibliográficos e documentais coletados foram analisados qualitativamente, visando responder os objetivos geral e específicos do trabalho. Apresenta definições e conceitos que auxiliam no entendimento dos temas trabalhados na pesquisa. Evidencia os principais métodos de avaliação para ambientes informacionais digitais e exemplos de pesquisas com propostas de métodos de avaliação para bibliotecas digitais. Apresenta uma proposta de checklist com dezesseis aspectos sob o enfoque dos sistemas da AI para a avaliação de bibliotecas digitais. Nas considerações finais a pergunta de pesquisa é respondida de forma satisfatória diante da possibilidade do desenvolvimento de um checklist para avaliação de bibliotecas digitais a partir dos sistemas da Arquitetura da Informação. Por fim, a pesquisa demonstra que através da Arquitetura da Informação contribui com a elaboração de ambientes informacionais digitais e em consequência, com a recuperação da informação nestes ambientes.Item A preservação digital em acervos de jogos eletrônicos no Internet Archive(2022) Oliveira, Rafael Santana Bronse de; Rodrigues, Wellington FerreiraVersa sobre a preservação digital em acervos de jogos eletrônicos por intermédio de projetos de emulação para computadores e para fliperamas no Internet Archive. Evidencia-se pela literatura, que os jogos eletrônicos podem ser identificados como documentos arquivísticos digitais, estão atualmente presentes no ciberespaço, são suscetíveis às ameaças do ambiente digital e, por isso, são mídias que necessitam ser protegidas. Pretende-se avaliar de que maneira os esforços vigentes dirigidos à preservação de videogames na rede podem favorecer as demais iniciativas no sentido de conter os impactos ocasionados pela obsolescência tecnológica nos arquivos de jogos e na perda do conteúdo informacional, resguardando o seu registro histórico-cultural aos usuários. Para esse fim, foram consultadas fontes eletrônicas e bibliográficas, para a devida conceituação e para refletir a respeito do caráter arquivístico dos jogos, demonstrando a relevância desses projetos para a preservação digital dos videogames. O método empregado foi um estudo de caso de natureza básica, com finalidades exploratórias e descritivas, utilizando uma abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada com um roteiro para conduzir o diálogo com três profissionais de perfil pesquisador/técnico para obtenção dos dados. Descobriu-se que os projetos analisados contribuem para a manutenção das coleções históricas de títulos antigos, mas foram detectadas irregularidades no desempenho de alguns jogos. Portanto, infere-se que esses esforços necessitam aplicar medidas preventivas, estruturar procedimentos, estabelecer parcerias e agregar pessoal especializado para prosseguirem concedendo acessibilidade e salvaguardando a memória desses acervos à comunidade de jogadores na rede.