Graduação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Scapechi, Wanderson"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Mediação da informação em bibliotecas do SisEB: o jogo de xadrez como possibilidade para a apropriação da informação(2022) Cafazzi, Thais Peçanha; Scapechi, WandersonConsiderando ampliar a reflexão acerca das formas variadas de atuação do profissional bibliotecário e dos suportes de informação que este pode usar no processo de mediação da informação para além dos livros, contribuindo, dessa forma, para a literatura das áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pretende-se identificar se o suporte de caráter lúdico representado pelo jogo de xadrez, pode contribuir para a apropriação da informação no contexto das práticas da mediação da informação desenvolvidas em bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Objetiva-se caracterizar o jogo de xadrez como suporte de informação lúdico; mapear seu uso em atividades de mediação da informação nas Bibliotecas Públicas Estaduais de São Paulo; além de identificar e discutir acerca da apropriação da informação no contexto da mediação da informação. Para tanto, procede-se ao levantamento bibliográfico em bases de dados das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Infoeducação, configurando esta pesquisa como exploratória. Para a coleta de dados, análise e compreensão no que concerne o processo de apropriação da informação por parte dos participantes das oficinas/atividades enxadrísticas realizadas por bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, realizou-se uma pesquisa de campo para interrogar, por meio de um questionário, uma amostra desses participantes, independentemente do nível de jogo, gênero ou idade. Desse modo, observa-se que ≈ 93,33% dos indivíduos consideram sua participação nas atividades enxadrísticas uma experiência de aprendizado, por permitir que se apropriassem de técnicas, teorias e da própria prática do xadrez, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais. No entanto, a maioria dessas atividades é mediada por profissionais do xadrez e não por bibliotecários. Além do jogo possibilitar ao praticante fazer relação com outros saberes, a mediação por meio desse suporte os incentivou a procurar mais conhecimentos sobre o xadrez e, em alguns casos, continuar frequentando as atividades enxadrísticas nas bibliotecas do referido Sistema. As informações coletadas foram analisadas de forma qualitativa, quantitativa e, posteriormente, em conjunto com os materiais bibliográficos sistematizados, o que nos permite inferir que, ao ser utilizado como suporte de informação lúdico nas práticas de mediação da informação, o jogo de xadrez, a partir de uma linguagem específica e própria, que necessita da leitura e interpretação, possibilita a apropriação da informação por parte dos seus praticantes. Além disso, percebe-se a necessidade de o profissional bibliotecário atuar como protagonista nas práticas da mediação da informação, dado a sua importância para o seu fazer biblioteconômico, se apropriando de vários suportes e linguagens para tanto.Item Praticando interseccionalidades: estratégias para mobilização e atendimento de pessoas negras com deficiência em bibliotecas públicas(2023-12-04) Santos, Angelita Garcia dos; Scapechi, WandersonA inclusão de pessoas com deficiência nas ações de livro, leitura, literatura e bibliotecas tem sido destacada em várias áreas da Biblioteconomia e a Ciência da Informação. O mesmo acontece com a população negra que tem sido contemplada com um aumento de autorias, narrativas, performances literárias, grupos de pesquisas e de mobilização, sob a pauta intitulada relações étnico-raciais. Considerando a diversidade da composição populacional, fato que já tem sido amplamente divulgado e promovido pesquisas e ações práticas nas bibliotecas públicas, o olhar para outras perspectivas que compõem as identidades ainda é um desafio para os profissionais dessas instituições. Somente a partir de uma abordagem interseccional é possível o desenvolvimento de ações que acolham pessoas negras com deficiência, público mais vulnerável sob o ponto de vista de acesso à direitos básicos para uma vida digna. Visando uma melhor compreensão de como a interseccionalidade pode ser um aporte teórico e metodológico na inclusão desse público, a pesquisa, a partir de referenciais teóricos nacionais e interacionais se propõe a uma análise documental e a elaboração de um modelo de formação continuada para bibliotecários de bibliotecas públicas e suas equipes para um atendimento inclusivo, acessível e antirracista.